Quem não se lembra do curioso gato que Rachel teve em Friends? Apesar de aparecer em um único episódio, a “ponta” feita pelo bichano certamente ajudou a popularizar essa curiosa raça felina.

Dividindo opiniões, há quem não goste do gato por seu aspecto pouco comum, e quem o defenda com unhas e dentes por seu temperamento extremamente dócil. Saiba mais algumas curiosidades dessa raça felina:

Apesar de parecer ser mal-humorado, a raça é extremamente alegre e brincalhona. Ela chama a atenção também por sua inteligência. Caso queira ser dono de um sphynx, é preciso se preparar para ter um gato extremamente carinhoso, requerendo um dono que esteja sempre ao seu lado e pronto para lhe fazer carinho.

A raça é tida por especialistas como a mais amigável dentre os gatos. Os principais motivos são: os criadores deixam os filhotes com suas mães por períodos mais longos que o normal e estão habituados a contar com a ajuda de humanos para se proteger.

A raça se assemelha muito a nós, seres humanos, na percepção da temperatura. O sphynx sua e, justamente por isso, é preciso ficar atento à comodidade do animal conforme o clima e as temperaturas.

Como não possui pêlos, sua limpeza deve ser meticulosa para evitar que o animal fique com sujeira em excesso. Outro problema característico da espécie é a oleosidade da pele, sendo necessário limpar cuidadosamente todo o corpo do animal para evitar o acúmulo de sujeira. Gazes e cotonetes são os mais indicados para a tarefa.

Contrariando o que seu nome diz, a espécie tem alguns pelos, mas em tão pouca quantidade que chegam a passar despercebidos: são muito finos e curtos, criando a ilusão de não existirem.

Caso seu sphynx pareça um saco sem fundo na hora de comer, não é preciso ficar espantado ou preocupado. Por conta do metabolismo acelerado, a raça come bem mais que as outras.

A raça era queridinha da realeza russa, já que supostamente traziam sorte e abundância aos seus donos. Ter um sphynx significava que você conseguia bancá-lo e teria muito poder.

Ao contrário do que a maioria pode pensar, o sphynx não é a única raça de gato com o “aspecto próximo à nudez”. As raças bambino, peterbald, donskoy e ucraniano levkoy são bem parecidas com o seu primo, mas possuem uma fina e macia camada de pelos que até passa despercebida aos olhos, mas é perceptível ao toque.

Os sphynx também são uma das únicas raças que não têm bigode. Ao contrário dos humanos, os pelos na região acima da boca não são relacionados à estética, mas, sim, à sua noção espacial.

Comentários

Você não precisa sofrer pra fazer dieta.

entre para o Desafio 19 dias