O amor pelos jogos sempre esteve presente na história da humanidade. Saiba algumas curiosidades dessa relação.

Quem quiser adentrar pela história da origem dos jogos e brinquedos mais antigos certamente se deparará com algumas dificuldades, dentre elas a falta de registros e a pobreza de informações como a da própria compreensão sobre o significado de alguns termos antigos. No entanto, é notório que os jogos de um modo geral possuem uma significativa contribuição, não só cultural, mas também no processo de socialização dos seres humanos.

Etimologicamente, o termo jogo advém do latim ludus, ludere, que designava movimentos rápidos, mas referia-se, também, à representação cênica, aos ritos de iniciação e aos jogos propriamente ditos. Independentemente de ter tantos significados e aplicações em diferentes contextos, os jogos sempre foram uma forma muito eficiente de se juntar pessoas.

No século XVII começou-se a perceber o valor educativo do jogo, Isso fez com que fossem introduzidos e, por vezes, oficialmente regulamentados nos colégios após as tarefas escolares como forma de relaxamento. Principalmente, os jogos que envolviam exercícios físicos foram adotados. Porém, é a partir do século XX que os jogos passam a fazer parte da grade curricular, deixando de ser somente uma atividade complementar.

 

A Criação do Primeiro Videogame

Em meados do século passado, no auge da Guerra Fria, o físico William Higinbotham elaborou um mecanismo que incrementou o número de visitantes do Departamento de Energia dos Estados Unidos, situado sediado em Nova York, pois o governo norte-americano tinha como intenção exibir seu potencial nuclear diante de seu povo. Desta forma, ele produziu um jogo de tênis com apenas dois traços primitivos e uma bola, batizando-o de Tennis Programming ou Tennis for Two, exposto em uma tela de 15 polegadas e projetado para ser processado em um computador analógico.

Leia também  5 Curiosidades do "A Night At The Opera" do Queen (vídeo)

Do primitivo videogame de Higinbotham, o game evoluiu da simulação de jogos convencionais, tais como os de damas e xadrez, para disputas e confrontos expositivos. Em 1977, a empresa Atari lançou um console com cartuchos removíveis. Cada cartucho rodava um jogo diferente. Com esse sistema, os jogos eletrônicos ganharam popularidade, percebendo o grande interesse do público, muitas outras empresas começaram a desenvolver jogos eletrônicos. Elas melhoraram não só a qualidade do som e das imagens, mas também a tecnologia usada para rodar os games.

 

E a Invenção dos Jogos Online?

Com a evolução tecnológica, a internet eliminou a necessidade de os jogadores estarem no mesmo espaço físico. Hoje em dia, é possível jogar com pessoas localizadas em qualquer parte do mundo, basta ter um dispositivo conectado e você pode ter acesso à uma infinidade de jogos de todos os tipos. Em apps para celulares é comum encontrar jogos como Fortnite e variantes do League of Legends, jogos competitivos de extremo sucesso, atualmente. Em sites especializados, é possível ter acesso a um cassino totalmente virtual, onde o usuário vai poder jogar roleta online, como na NetBet. Em redes sociais como o YouTube ou a Twitch, tudo que há de relevante neste universo pode ser acompanhado ao vivo.

Os primeiros “jogos online” apareceram em 1989 e aconteciam por ligação direta local ou direta internacional. Na época, a conexão entre os jogadores era feita por meio de ligações para a casa de seus adversários, através do modem de seus computadores e a linha telefônica comum, muito lenta e instável. Já em 1997, o advento da banda larga deixou o mundo dos games muito mais sério! A alta velocidade e a evolução dos servidores foram fatores chave para o início das comunidades dos jogos online.

Leia também  "Amor de Mãe": 8 curiosidades da 2ª fase da novela

Atualmente as empresas têm investido também em jogos de Realidade Virtual, ou VR (como é mais conhecido). Neles, óculos especiais criam simulações em 3D, dando ao jogador a sensação de estar em uma situação real, tornando a experiência muito mais intensa e imersiva para os jogadores.

Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.

Comentários