TBT DO G1 BA: relembre os melhores momentos das últimas segundas-feiras de carnaval em Salvador | Bahia

Segunda-feira de carnaval é um dia de despedida para muitos. Milhares de foliões, especialmente os que não são de Salvador, têm neste dia uma última oportunidade de curtir a festa, pois precisam voltar para casa. Não significa que a energia é menor do que nos dias anteriores. Pelo contrário, o público vai para as ruas cheio de gás, disposto a curtir até o último acorde e ainda sai com gostinho de “quero mais”.

Isso não se resume aos principais circuitos. Os bairros também fervem com programação própria e opções para crianças e adultos. O carnaval de Salvador é marcado pela democracia e é por isso que gente do mundo todo faz questão de participar dessa grande celebração musical e cultural.

Bahia Folia Em Casa: Escolha a música do Carnaval 2021QUIZ: O que você sabe sobre a história do carnaval de Salvador?

Esse 2021, o evento festivo mais popular do mundo está cancelado. Em tempos de coronavírus, é impensável reunir dois milhões de pessoas por dia na festa, como ocorria nos anos anteriores. Contudo, o G1 BA ajuda a matar as saudades e lista os melhores momentos do quarto dia oficial de folia, nos últimos cinco anos. Homenagens e curiosidades são relacionados com registros em vídeos e fotos. Confira:

2020 – Maria Quitéria na Avenida

1 min Claudia Leitte agita os foliões com a música ‘Largadinho’

Claudia Leitte agita os foliões com a música ‘Largadinho’

Confira.

No ano de 2020, Claudia Leitte subiu no trio elétrico para puxar o folião pipoca no Campo Grande com um figurino inspirado na heroína baiana Maria Quitéria. Além do valor simbólico da homenagem, a roupa usada pela cantora foi muito elogiada pelo público e por profissionais de imprensa.

Leia também  13 curiosidades do mundo do vinho para impressionar os amigos na conversa

Na ocasião, a artista contou aos fãs a história de Maria Quitéria, uma baiana natural da cidade de Feira de Santana, onde Claudia já morou, que se destacou após se vestir de homem para lutar nas guerras pela Independência do Brasil na Bahia. Naquele ano, o carnaval dela teve como tema “We Can Do It”, inspirado no poder feminino.

2 de 6 Claudia Leitte no carnaval de Salvador em 2020 — Foto: Joilson César/Ag Haack

Claudia Leitte no carnaval de Salvador em 2020 — Foto: Joilson César/Ag Haack

2019 – Tudo Nosso, Nada Deles

1 min Carnaval 2019: Kannário canta para cadeirante na Avenida

Carnaval 2019: Kannário canta para cadeirante na Avenida

Carnaval 2019: Kannário canta para cadeirante na Avenida.

As apresentações de Igor Kannário nas segundas-feiras de carnaval estão entre as mais aguardadas, devido ao grande número de foliões que acompanham o trio dele. O “Príncipe do Gueto” arrasta uma impressionante multidão pelo Campo Grande. Não é exagero dizer que esta é maior pipoca da folia, na atualidade. Ele sempre desfila em trio independente.

Em 2019, o artista parou o trio para pedir que o público que o acompanhava abrisse espaço para que um cadeirante, então apertado entre a multidão, pudesse dançar no meio das pessoas sem ser pressionado. E assim foi feito: abriram uma roda e colocaram a cadeira de rodas no meio, fazendo a proteção do folião. O cantor ressaltou que o carnaval é uma festa para todos.

3 de 6 Multidão na pipoca do Kannario, no Campo Grande — Foto: Sérgio Pedreira/Aghaack

Multidão na pipoca do Kannario, no Campo Grande — Foto: Sérgio Pedreira/Aghaack

2018 – Orixás tecnológicos e arte na folia

1 min Daniela Mercury canta ‘Banzeiro’ no circuito Barra-Ondina

Daniela Mercury canta ‘Banzeiro’ no circuito Barra-Ondina

Leia também  Conheça as curiosidades do tradicional Baile do Copacabana Palace, a 'noite de Oscar' carioca, que ficou para o ano que vem

Daniela Mercury canta ‘Banzeiro’ no circuito Barra-Ondina.

As apresentações carnavalescas de Daniela Mercury são verdadeiros espetáculos à parte na festa. Com cerca de 30 carnavais ao longo da carreira, a “Rainha do Axé” faz questão de inovar a cada ano, sempre levando novidades para o público no desfile do famoso trio elétrico “Triatro”.

No tradicional bloco Crocodilo, no circuito Barra-Ondina, Daniela abusou mais uma vez da criatividade. Ela recebeu como convidados os bailarinos do Balé Folclórico da Bahia, que estavam representando orixás tecnológicos, misturando modernidade e tradição, com belas fantasias e performances. Teve ainda a presença do grafiteiro Marcos Costa, conhecido como ‘Kabuloso’, que pintou o figurino da artista em cima do trio.

4 de 6 Daniela Mercury no Crocodilo — Foto: Júnior Improta/Ag Haack

Daniela Mercury no Crocodilo — Foto: Júnior Improta/Ag Haack

2017 – Lázaro Ramos e Taís Araújo ‘se casam’ em Salvador

1 min Lázaro Ramos e Taís Araújo cantam e dançam em cima do trio de Daniela Mercury

Lázaro Ramos e Taís Araújo cantam e dançam em cima do trio de Daniela Mercury

Lázaro Ramos e Taís Araújo cantam e dançam em cima do trio de Daniela Mercury.

No dia em que defendeu o empoderamento negro no carnaval de Salvador, Daniela Mercury “casou” novamente os atores Lázaro Ramos e Taís Araújo. A cerimônia simbólica ocorreu em cima do trio da cantora, no circuito Barra-Ondina. Outros convidados, como o ator Luís Miranda e o icônico Vovô do Ilê, estiveram presentes.

Logo depois do ato, o casal revelou que se conheceu durante o carnaval e que foi amor à primeira vista, durante um desfile do bloco afro Filhos de Gandhy. Assim como no passado, ao conhecer a amada, Lázaro vestia a fantasia do afoxé. Neste mesmo dia, o afoxé também desfilou na Barra, levando o ‘tapete branco da paz’ para a avenida Oceânica, com a presença do ilustre artista na agremiação.

Leia também  5 Curiosidades sobre a Stargirl | Geek List
5 de 6 Luís Miranda e Vovô do Ilê no trio de Daniela Mercury com Taís Araújo e Lázaro Ramos — Foto: Elias Dantas/Ag Haack

Luís Miranda e Vovô do Ilê no trio de Daniela Mercury com Taís Araújo e Lázaro Ramos — Foto: Elias Dantas/Ag Haack

2016 – “As que comandam vão no trá”

1 min Banda Vingadora toca a música ‘Metralhadora’

Banda Vingadora toca a música ‘Metralhadora’

Tays Reis e sua turma puxam o bloco Papa, no Campo Grande.

Após muitos anos, o axé music revelou uma nova cantora: Tays Reis, então vocalista da banda Vingadora, de Itabuna, foi a queridinha do carnaval de 2016. Além de puxar trio independente e fazer shows em camarote, ela esteve como convidada nos blocos das grandes estrelas do axé.

O grupo fez sucesso com a música ‘Paredão Metralhadora’, que explodiu na internet e ganhou as paradas de sucesso de todo o país. Antes de cair na boca do povo, nacionalmente, a coreografia estava na ponta dos pés (e das mãos) dos foliões da Bahia. O hit inspirou fantasias e brincadeiras carnavalescas por toda a capital baiana.

6 de 6 Tays Reis foi a convidada de Léo Santana e juntos eles cantaramm perto de foliões no circuito Osmar (Campo Grande) — Foto: Max Haack/Ag Haack

Tays Reis foi a convidada de Léo Santana e juntos eles cantaramm perto de foliões no circuito Osmar (Campo Grande) — Foto: Max Haack/Ag Haack