Ella Woodward, Gisele Bundchen e Gwyneth Paltrow são três das figuras conhecidas que incluem a famosa água com limão nos planos alimentares. Passados vários anos, esta bebida continua a ser um must have no mundo fit. Porém, nem toda a gente está a tirar proveito dela, sobretudo pela temperatura a que é ingerida. Mas já lá vamos.

É importante relembrar as razões pelas quais o copo de água com gotas de limão é tão popular. Podemos já acabar com um mito: esta bebida não emagrece. Na verdade, ela ajuda a emagrecer, se fizer parte de uma dieta saudável.

As vantagens da água no geral são conhecidas, principalmente pela seu papel na hidratação do corpo, que é associado à promoção da perda de peso. Já os benefícios do limão deixam muita gente com dúvidas — mas a verdade é que este alimento é um verdadeiro aliado.

Uma investigação publicada em março deste ano na revista científica “Oxidative Medicine and Cellular Longevity” explica que aquilo mais o destaca é o seu alto poder antioxidante. Esta fruta — sim, é uma fruta — está cheia de flavonóides como naringenina, apigenina e hesperidina.

Segundo os investigadores, estes compostos melhoram a capacidade do organismo de processar as gorduras. Além disso, podem ajudar a controlar melhor a ingestão de calorias e a proteger contra distúrbios relacionados com a obesidade.

A naringenina, por exemplo, demonstrou reduzir a massa gorda, o peso corporal e a acumulação de gordura visceral — aquela que envolve os órgãos. Porém, o estudo foi feito em animais e mais investigações serão necessárias para confirmar os seus efeitos em humanos.

Em dezembro de 2017, o site “BMJ” publicou uma análise de três estudos de grande escala que também avaliou a relação entre os flavonóides e o controlo do peso . Os investigadores descobriram que consumir até mesmo pequenas quantidades de compostos flavonóides podem mesmo ajudar a prevenir o ganho de peso e facilitar a perda de gordura a longo prazo. Contudo, estes fitonutrientes não estão apenas presentes no limão. Na verdade, pode encontrá-los também nos morangos, nas maçãs e na pimenta, por exemplo. Ainda assim, o limão continua a ser o favorito para adicionar à água — e não é apenas por causa dos flavonóides.

Segundo a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, autora do blogue “Manias de Uma Dietista”, algumas teorias indicam que o limão pode mesmo ajudar a emagrecer também devido à fibra solúvel (pectina) presente na sua composição, que promove uma sensação de saciedade. Ou seja, beber um copo de água com limão vai ajudar a sentir-se cheio durante mais tempo. Conclusão: come menos.

O facto de ser rico em vitamina C é outras das suas conhecidas vantagens. Está provado que esta vitamina aumenta a boa disposição; neutraliza as hormonas do stress que provocam o armazenamento de gordura (logo, está também associado à perda de peso); e protege as células de radicais livres (devendo, por isso, ser consumida por quem está frequentemente exposto ao fumo de tabaco, poluição ou radiações ultravioleta).

Quando se trata de perda de gordura, há vários especialistas que dizem que a temperatura da água não fará necessariamente diferença. Porém, há estudos que apontam o contrário. Por exemplo, uma investigação da Universidade de Arkansas de Ciências Médicas, nos Estados Unidos, mostrou que a água gelada queima oito calorias a mais do que a água a temperatura ambiente.

Por outro lado, a edição de junho de 2016 do “International Journal of Nursing Research and Practice” contém um estudo que evidencia os benefícios de beber a água morna. Os participantes que o fizeram conseguiram perder mais quilos e mais centímetros na cintura quando comparados com aqueles que beberam água à temperatura ambiente.

A nutricionista Bárbara de Almeida Araújo aconselha a ingestão da água morna. É esta temperatura que vai permitir extrair a vitamina C presente na casca. Se estiver demasiado quente, pode anular os benefícios deste fruto. Além disso, a água morna vai fazer com que consiga beber mais vezes em grandes quantidades.

Pode ingerir o copo de água com limão logo de manhã, ainda em jejum, já que o nosso corpo acumula toxinas durante o dia mas também durante a noite.

Mas, não se esqueça: esta bebida não faz milagres. É apenas um complemento da dieta saudável. Tal como esta, há outras bebidas conhecidas no mundo fit por ajudarem no processo de emagrecimento. Carregue na galeria para conhecer algumas delas.

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