Com o retorno da moda dos anos 80 e 90, o macacão passou a ser visto novamente nos looks mais atentos do mundo fashion. Queridinho nas produções de celebridades, o visual é bem fácil de vestir, já que é só escolher uma peça e pronto. De acordo com o humor de quem veste, ele muda de cara de acordo com os acessórios. São eles que vão marcar o estilo que você quer interpretar.

Com tênis, botas, sapatilhas, scarpins e até com sandálias rasteiras, o macacão costuma ser estiloso e uma base prática para vários looks diferentes. O revival da peça é, inclusive, democrático, já que estão em alta modelos que combinam com todos os estilos, como mostram Monica Iozzi, que usou o seu em look mais sensual, e Julia Konrad que apostou num modelo bem retrô da Gucci. Quem gosta de versatilidade pode escolher a jovial jardineira jeans, que vai do visual profissional chique ao casual de fim de semana.

Já uma peça no estilo “speed racer”, como escolheu a Aline Gotschalg para conferir as tendências do SPFW, por exemplo, é mais fashion e garante um visual mais impactante, mas não por isso menos versátil, já que pode criar diferentes produções bem diferentes de acordo com os complementos. O look foi escolhido por Rihanna para prestigiar o desfile masculino da Louis Vuitton, e se reforçou, tanto na passarela quanto no street style, como aposta fashion para a próxima temporada, como mostrou Ivete em evento da nova temporada do The Voice Brasil.

Uma outra modelagem da peça que é tendência para a temporada é aquela mais ajustada, como o look Versace usado por Gigi Hadid na premiadação CFDA Awards. Fernanda Paes Leme, que usou uma peça parecida no Prêmio Geração Glamour deste ano, mostra que a escolha pode deixar a mulher igualmente sexy e fashionista. Além da versatilidade, outra das grandes vantagens de se usar uma peça inteira como um macacão é o fato de ele alongar e dar aquela delineada na silhueta, que fica ainda reforçada se a escolha for um salto alto.