A defasagem da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), há muitos anos sem reajuste, é um dos grandes problemas enfrentados por gestores hospitalares brasileiros, no entendimento do presidente da Associação de Hospitais e Serviços de Saúde da Bahia (AHSEB) e vice-presidente da Federação Brasileira de Hospitais, Mauro Duran Adan. Na lista de dificuldades enfrentadas por aqueles que têm que gerir empresas que cuidam de pessoas, o segmento da saúde suplementar, ainda está a atuação deficiente da Agência Nacional de Saúde (ANS), que, segundo Adan, peca na fiscalização da lei que assegura o reajuste de contratos e retorno às denúncias feitas. Defendendo que “saúde não é comércio, mas é negócio”, o presidente da AHSEB ainda criticou o fato de no Brasil não existirem linhas de crédito para ampliação de negócios na área, que é impactada diretamente pela qualidade da economia no país. “A crise econômica gera também a redução do número de empregos. Se reduz o número de empregos e se reduz o estágio econômico da população, a gente sente isso frontalmente porque mais pessoas migram do sistema de saúde suplementar para o Sistema Único de Saúde, sobrecarregando o estado”, analisou o gestor. Nesta semana Salvador sedia a 13ª Convenção Brasileira de Hospitais, evento nacional que discute temas relacionados a saúde, capacitação para os gestores do segmento, além de apresentação de casos, novidades do setor e novas tecnologias.

Dúvidas, curiosidades e explicações sobre diversos temas relacionados anatomia feminina foram reunidos por três amigas na “Pussypedia”, a enciclopédia online da vagina, que tem feito sucesso na rede.

O conteúdo é gratuito, está disponível em inglês e espanhol, e traz inúmeros artigos e matérias sobre masturbação, infecções vaginais, a maneire correta de lavar a vagina, dores na hora do sexo, mudanças na vagina durante e depois da menopausa, etc.

A jornalista Zoe Mendelson, que mora na Cidade do México, foi a responsável pela ideia. Ela chamou outras duas amigas para ajudá-la a colocar em prática. Jackie Jahn, candidata a PhD na Escola de Saúde Pública de Harvard, e Maria Conejo, artista plástica e designer que cria as ilustrações que acompanham o projeto.

O site conta ainda com uma parte interativa chamada 3D Interactive Pussy, que é uma representação do corpo da mulher que mostra os órgãos internos, permitindo que a usuária aproxime, vire, conheça bem cada parte.

Falar de alimentação tem tudo a ver com o mês de agosto em que se comemora o Dia do Nutricionista. E a boa alimentação não pode ser deixada de lado por pessoas que estão em tratamento contra algum tipo de câncer. Não só a alimentação, mas toda a avaliação nutricional. O paciente oncológico precisa ser avaliado quanto ao seu histórico alimentar, aos seus exames bioquímicos, a sua composição corporal e a muitos outros fatores que envolve uma equipe de profissionais da saúde.

Facebook Comments