No retrato acima, você percebe logo de cara que são os rostos do ator Robin Williams e da cantora Lady Gaga. Mas olhe mais de perto. Eles são formados por dezenas de porcos, ursos, cookies, hambúrgueres, bolas de basquete, umas pilhas de dólares e uns sóis na testa. Isso mesmo os retratos incríveis são feitos de emojis!

As obras são trabalho do artista yungjake, nome artístico de Jake  Patterson, de Los Angeles. Ele reuniu 269 mil seguidores no Instagram com essa fórmula: desenhos realistas de celebridades compostos por muitos emojis trabalhados meticulosamente.

“Eu percebi que era bom nisso, aí fiz um monte de [retratos de] celebridades”, disse Patterson por mensagem de texto ao jornal The New York Times, em julho do ano passado, quando fez uma mostra das imagens de emojis na Tripoli Gallery, em Nova York. “Eu enviei várias [colagens] para os meus amigos famosos porque eu sabia que eles iriam postar”, disse o artista plástico. Desde então, ele também apresentou a mostra Emoji Portraits na Cidade do México e fez outras exposições nos Estados Unidos.

Patterson se formou no California Institute of Arts e foi bolsista do Sundance Institute, que promove o festival de cinema de mesmo nome. Além de retratar personalidades como Drake, Anthony Bourdain, Jorja Smith, Kim Jong-Un, Vladimir Putin e o Jim Carrey, entre outros, o artista também tem uma carreira de rapper, que começou em 2011 e já rendeu alguns clipes, e tem outros projetos multimídia de arte, como o site chamado Embed.

“Eu penso na arte assim como na vida, e as coisas que eu faço fazem parte dela”, disse Patterson ao jornal. Em seguida, acrescenta que os retratos com emojis não são “muito profundos… ou têm um grande conceito como minhas outras coisas”.