O verão chegou e tudo o que desejamos são alimentos frescos e, de preferência, saudáveis. Para ajudar neste desafio, a engenheira e autora do blogue “Panelinha de Sabores” decidiu transformar um pudim em gelado. Se adicionar pauzinhos, vai ter um verdadeiro Perna de Pau — mas sem implicações para a dieta.

A sugestão de Sandra Nereu apenas requer a preparação do doce de framboesas e sementes de chia. Se não gostar deste fruto, pode substitui-lo, por exemplo, por morangos.

“Quanto ao iogurte, não aconselho o uso das versões com zero por cento de matéria gorda, já que aumentam o risco de criar cristais de gelo. Utilizei com três por cento de matéria gorda. É muito pouco mas o suficiente para criar a textura perfeita”, explica.

— 250 gramas de iogurte grego natural;
— Quatro colheres de sopa de ingrediente adoçante não granulado (como duas colheres de sopa de stevia em pó e duas colheres de sopa de agave);
Para o doce de framboesa e chia
— 100 gramas de framboesas (frescas ou congeladas);
— Uma colher de sopa de ingrediente adoçante que goste (como stevia em pó);
— Uma colher de sopa de água ou sumo de laranja;
— Uma colher de sopa rasa de sementes de chia.

Comece por preparar o doce de framboesa. Leve ao lume num tacho as framboesas com o adoçante e a água (ou sumo). Deixe ferver durante três minutos, retire do lume e triture até obter um puré. 

Adoce o iogurte, retire seis colheres de sopa e reserve. Divida o restante pelos copos de gelado. Ao iogurte reservado adicione duas colheres de sopa de doce de framboesa. Misture e divida pelos copos, cuidadosamente, por cima do iogurte. Divida também o restante doce pelos copos. Coloque os pauzinhos e leve ao congelador durante seis horas.

Carregue na galeria para conhecer outras receitas de gelados saudáveis, entre elas uma versão de banana e frutos vermelhos e outra de abacate e pêssego.