Como não contém calorias, a água não faz perder nem ganhar peso. Beber água entre as refeições preenche momentaneamente o estômago e assim pode ajudar a “enganar” a fome. Este é um mito que precisa de prova.

Este é outro mito sobre o consumo de água. É sabido que um grande copo de água ao levantar ajuda a evitar a prisão de ventre e os cálculos renais. Porém, afirmar que contribui para perder peso carece de prova.

O que não é mito, mas pura verdade é que beber, pelo menos, um litro de água por dia permite uma boa hidratação, ajuda a pele a ficar mais macia, brilhante e com menos estrias e celulite, além de ter outras funções muito importantes.

Esta afirmação também necessita de justificação científica. Os nutricionistas recomendam o consumo de cinco porções de frutas e de legumes durante o dia, por isso, é normal reservar alguns para o jantar. Como o jantar deve ser leve, estes alimentos são muito apropriados.

A fruta é um bom alimento mas, de preferência, não deve ser ingerida isoladamente. Deve ser consumida no fim do almoço e do jantar ou como acompanhamento do pão em refeições intercalares.

O pão, sobretudo o de mistura, e a broa são bons e devem fazer parte de uma alimentação equilibrada. Como qualquer outro alimento, deve ser consumido com moderação, em função das necessidades individuais diárias. Apesar de haver uma diferença muito significativa no aporte energético entre os diversos tipos de pão, na maior parte das vezes, o problema resulta daquilo que se coloca dentro ou em cima dele.

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