Categorias
Saúde

Estudo desmistifica meta de 10.000 passos por dia para emagrecer

Caminhar 10.000 passos por dia já foi visto por muitos anos como uma meta ideal para conseguir perder peso. No entanto, de acordo com um novo estudo, isso não impedirá o ganho de peso ou levará à perda de peso. Entenda por quê!

Antes de tudo, vale a pena registrar que existem inúmeros benefícios da caminhada para o corpo e a mente. No entanto, também é importante entender se caminhar emagrece ou precisa correr para obter resultados.

Para descobrir se essa meta de 10.000 passos estava realmente fazendo a diferença no peso, pesquisadores do Departamento de Ciências do Exercício de Brigham Young Unviersity, trabalhando com colegas do Departamento de Nutrição, Dietética e Ciência de Alimentos, conduziram um estudo com calouras da faculdade.

Como parte do estudo, os pesquisadores analisaram 120 calouras do sexo feminino durante os primeiros seis meses de faculdade, enquanto participavam de um experimento de contagem de passos, com as participantes caminhando 10.000, 12.500 ou 15.000 passos por dia, seis dias por semana, durante 24 semanas.

De acordo com as descobertas, publicadas no Journal of Obesity, o número de passos não impediu as estudantes de ganhar peso – mesmo entre aquelas que caminhavam 15.000 passos por dia!

Em vez disso, os pesquisadores descobriram que, no final do período, as alunas haviam ganho uma média de 3,5 kg, aproximadamente a quantia que é obtida em média durante o primeiro ano de calouros na faculdade, de acordo com estudos anteriores.

“Foi surpreendente, pois a atividade física aumentava progressivamente a cada recomendação de passos e a atividade física aumenta o gasto de energia e altera o balanço energético”, escreveram os pesquisadores.

“Se você acompanhar a meta de passos, pode ter um benefício no aumento da atividade física, mas nosso estudo mostrou que isso não se traduz em manter o peso ou impedir o ganho de peso”, disse o autor principal do estudo Bruce Bailey.

“O maior benefício dessas metas de passos é tirar as pessoas de um estilo de vida sedentário. Mesmo que isso não impeça o ganho de peso por si só, dar mais passos é sempre melhor para você”, concluiu.

Comentários