Uma viagem à Lua sem deixar o planeta. É essa a experiência proporcionada pela invenção do artista Antony Gormley e da astrofísica Priya Natarajan. A partir de informações fornecidas pela NASA, a dupla criou uma imersão de realidade virtual que oferece um tour pelo astro noturno.

A experiência dura 15 minutos e leva os visitantes além da atmosfera da Terra, chegando a Lua, onde eles podem caminhar pela superfície. O passeio é completo: passando pela estratosfera e chegando ao espaço sideral, onde pode-se ver asteroides virtuais e outros elementos astronômicos. Ao chegar no destino final, os viajantes ficam livres explorar crateras e vales, relacionando mente e corpo de uma forma inusitada.

Englobando o tato na experiência, a superfície da Lua foi digitalmente recriada, com a ajuda ao Acute Art, um estúdio de realidade aumentada especializado em criar artes digitais. Dessa forma, no espaço The Store X, no edifício 180 The Strand, em Londres, os viajantes adentram a sala e colocam os óculos VR. O passeio completo tirou do papel os dados de uma espaçonave que orbita e mapeia a Lua. Essa ferramenta é o Lunar Reconnaissance Orbiter da NASA.

Para sentir na pele, os participantes seguram um bastão de jogo, o qual oferece as sensações de que você está se movimentando pelas crateras do astro, com baixa noção de gravidade na Lua, que tem a velocidade original de 1,62 m/s².

De acordo com os responsáveis pela obra, o maior desafio no desenvolvimento do ambiente lunar foi a criação de um senso óptico, com proporções e tamanhos reais, em relação aos objetos siderais, ao corpo do indivíduo e ao cosmos.

O trabalho recebeu o nome de “Lunatick”. A equipe criadora acredita que a experiência serve como alerta para aumentar a percepção sobre como o nosso futuro depende da vida na biosfera, destacando o papel da tecnologia para realizar ações benéficas para humanos e para o meio ambiente.

Os termos e condições abaixo se referem à utilização dos textos e imagens disponibilizados pelo visitante/ usuário ao site da revista Meus 5 Minutos,que se declara apto a participar de interatividades, visando contribuir com o envio de material, tais como fotos, conteúdo, informações,textos, frases, entre outros, e que por iniciativa própria aceita e se responsabiliza pela autoria e originalidade do material enviado ao site da revista Meus 5 Minutos, bem como pela obtenção de autorização de terceiros que eventualmente seja necessária para os fins desejados, respondendo dessa forma por qualquer reivindicação que venha a ser apresentada à revista Meus 5 Minutos, judicial ou extrajudicialmente, em relação aos direitos intelectuais e/ou direitos de imagem, ou ainda por danos morais e/ou materiais, causados a revista Meus 5 Minutos, Editora Globo ou a terceiros por força da presente autorização. Assim, por ocasião do acesso ao site e do envio de informações e imagens, o visitante/ usuário autoriza e está ciente que o site da revista Meus 5 Minutos, bem como a Revista Meus 5 Minutos, poderão utilizar, em caráter irrevogável, irretratável, definitivo, gratuito, seu nome, sua imagem, bem como dos textos enviados, no site e na revista impressa, em fotos, cartazes, filmes e/ou spots, jingles e/ou vinhetas, em qualquer tipo de mídia, peças promocionais e campanhas on-line, para a divulgação do site e do Portal, no Brasil e no exterior, bem como para outros fins que desejar, sem limitação de vezes ou número de vezes, bem como o de autorizar sua utilização por terceiros, no todo ou em parte. Entre os direitos da revista Meus 5 Minutos incluem-se, também, os de adaptação, condensação, resumo, redução, compilação e ampliação dos textos e imagens objeto deste termo. Todas as informações de usuários coletadas pela equipe da revista Meus 5 Minutos são confidenciais, sendo intransferíveis, e somente poderão ser fornecidas a terceiros mediante orientação legal ou a terceiros, devidamente autorizados pela Revista Meus 5 Minutos e Editora Globo. Os termos da autorização do uso e de publicação de textos e imagens entre as partes serão regidos e interpretados de acordo com as Leis da República Federativa do Brasil. O visitante/ usuário concorda expressamente em submeter-se à competência única e exclusiva dos tribunais brasileiros e, em especial, ao Foro da Comarca de São Paulo, Estado de São Paulo, para dirimir quaisquer questões oriundas deste instrumento.