Para oferecer maior segurança aos usuários, o Instagram irá alterar o processo de recuperação de contas para, finalmente, minimizar problemas como o de ataques virtuais no aplicativo.

A mudança se dá na rapidez para recuperar perfis roubados. Antes, se alguém fosse vítima de hackers, o processo para recuperar a conta era longo: era preciso comunicar ao Instagram o que ocorreu e aguardar uma resposta por email. Lá, o usuário precisava preencher um formulário explicando o caso e esperar novamente.

No novo método, em testes desde o dia 17 de junho, tudo é feito por meio do próprio aplicativo. Ao tentar logar com a senha errada, ou ao pressionar a opção “Obtenha ajuda para entrar”, o aplicativo pedirá que o usuário digite o email e o telefone ligados à conta, para depois enviar uma mensagem com um código de seis dígitos que devolverá o acesso ao dono. Isso funciona mesmo para quem teve o nome de usuário modificado pelos hackers.

Ainda há um próximo passo nesse trabalho da rede social, que prepara uma ferramenta para garantir que o nome de usuário fique “seguro” por um tempo mesmo depois de mudanças nas configurações da conta. Este recurso ainda não está em testes.

A ideia de fortalecer os mecanismos de segurança tem relação com os casos recentes de roubos de perfis de celebridades com milhares ou milhões seguidores no Instagram. Casos recentes, como o de Cid Moreira, mostram que hackers estão atuando para tentar obter acesso ilegal a conta de famosos no aplicativo.

Além de Cid Moreira, artistas como o cantor Lucas Lucco, a atriz Laura Neiva, o ator Noah Centineo e a ex-BBB Fani tiveram seus perfis invadidos. Outros afetados foram o jogador de futebol Taison e até a lenda do heavy metal Ozzy Osbourne.

Engana-se, porém, quem pensa que o problema afeta somente celebridades. A brasileira @foxwithlasers, por exemplo, tinha quase 15 mil seguidores em seu perfil quando foi vítima de um ataque, em agosto do ano passado. Outros se surpreenderam ao verem que todas suas fotos tinham sido apagadas. Por conta destes problemas, o Instagram já havia modificado algumas de suas práticas de segurança na rede social.

Um dos métodos mais usados por criminosos para roubar informações na internet é a prática do phishing. Trata-se de uma engenharia social em que o próprio usuário é enganado e acaba enviando seus dados pessoais para os farsantes – sem saber, é claro. Em geral, a prática ocorre com o uso de sites falsos que prometem promoções ou imitam páginas oficiais dos aplicativos.

Em abril deste ano, a empresa de segurança Kaspersky revelou detalhes sobre um golpe voltado para o roubo dos perfis mais populares do Instagram. De acordo com a companhia, o golpe funcionava por meio de uma notificação por email com design semelhante às enviadas pela plataforma aos usuários. Assim que a conta era sequestrada, os criminosos pediam dinheiro para o “resgate” ou usavam o perfil para publicar o que bem entendessem.

Você é o produto: cada passo que você dá na web gera rastros e essas informações são usadas para te vigiar e influenciar o seu comportamentoEntenda

Para Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky, a mudança da postura do Instagram reforça a preocupação das empresas com a segurança dos usuários e procura “formas de mitigar ataques e vazamento de dados”. Isso, no entanto, não exime os próprios usuários de tomarem mais cuidado com suas credenciais digitais.

Para evitar ser vítima deste e de outros golpes, você não deve clicar em links suspeitos e deve sempre verificar o endereço da página em que estão navegando na internet. Caso o endereço seja diferente do original – que no caso do Instagram é o Instagram.com – evite preencher qualquer dado.

Outra recomendação, para quem tem celulares Android, é fazer o download do aplicativo somente dentro das lojas oficiais, como o Google Play – muito cuidado com o download de APKs. Vale também habilitar a autenticação de dois fatores na plataforma e manter um antivírus confiável atualizado no computador e no smartphone.

O segredo de uma vida financeira saudável é relativamente simples: gastar menos do que você ganha. O problema é outro: como colocar isso em prática enquanto os boletos não param de chegar?

Agora que o Telegram voltou ao noticiário brasileiro por conta das reportagens do portal “The Intercept” com conversas privadas dentro do app entre o ministro da Justiça, Sergio Moro, e o procurador da Lava-Jato Deltan Dallagnol, vale lembrar que o aplicativo de mensagens deu há algumas semanas uma boa cutucada em seu eterno rival, o WhatsApp.

Leia também  Por que famosos preferem carros de luxo seminovos para ostentar

Na manhã desta quinta-feira (13), o vereador Carlos Bolsonaro (PSL-RJ) agitou as redes sociais após uma publicação em código morse (sistema de escrita desenvolvido em 1835) surgir em seu Twitter.

É Dia dos Namorados e você já sabe: nesta quarta-feira (12) as redes sociais ficarão inundadas de fotos de casais e declarações de amor. Tudo muito lindo, tudo muito fofo, mas fica aqui a informação: é possível ir além da câmera e das publicações quando você resolve colocar o smartphone a serviço do seu relacionamento.

Ao ser questionada no Twitter se o Telegram foi hackeado no caso das conversas atribuídas ao ex-juiz Sérgio Moro, hoje ministro da Justiça e Segurança Pública, e ao procurador Deltan Dallagnol que vazaram e foram divulgadas pelo site Intercept Brasil, a empresa responsável pelo aplicativo deu uma resposta curta e direta.

O aplicativo Telegram disse nesta quarta-feira (12) que sofreu uma tentativa de ciberataque conhecido como “DDoS”, que tem o objetivo de derrubar servidores de serviços web com um volume grande de acessos simultâneos.

Os hábitos de consumo dos brasileiros mudaram radicalmente nos últimos cinco anos. Com a evolução dos smartphones, quase todo tipo de serviço está hoje ao alcance dos dedos. Um levantamento sobre consumo por meio de aplicativos dá a dimensão do peso que esses “gastos invisíveis” têm e mostra o quanto eles podem comprometer o orçamento.

O WhatsApp vai impedir que você salve ou copie uma imagem de perfil de um contato, mas provavelmente sem muita eficácia. O recurso, que busca dar mais privacidade a usuários, foi notado na versão beta do sistema iOS na última semana pelo site WABetaInfo, que costuma acertar com frequência novidades do aplicativo.

A Uber mudou a dinâmica da relação entre motoristas e passageiros no Brasil. A empresa afirmou que, a partir da última semana, parou de informar aos condutores o endereço exato de embarque ou desembarque dos usuários que solicitam corrida no app no histórico do serviço. Em vez disso, será mostrada uma área mais ampla em que a corrida foi solicitada ou terminada.

Três anos após divulgar o início da criação do Uber Elevate (projeto que pretende oferecer viagens em carros voadores), a Uber deu um passo importante e anunciou quando começa a funcionar em Nova York o seu serviço de helicóptero, chamado de Uber Copter: 9 de julho.

A Rússia anunciou nesta segunda-feira que adicionou o popular aplicativo de encontros Tinder a uma lista de entidades obrigadas a entregar dados de usuários e mensagens a agências policiais sob demanda, incluindo a principal agência sucessora da KGB, da era soviética.

A Uber anunciou nesta quarta-feira (29) que vai começar a impedir que passageiros com notas baixas continuem usando os seus serviços nos Estados Unidos. A mudança tem repercutido bastante por lá. Mas sabia que no Brasil essa regra já funciona há quase um ano?

Muitas perguntas sem respostas ainda giram em torno da tragédia envolvendo a morte da família brasileira em Santiago, no Chile. Investigações apontam que os seis turistas morreram intoxicados por monóxido de carbono em um apartamento alugado pela plataforma Airbnb, conhecida mundialmente por facilitar serviços de hospedagem e com 2,9 milhões de anfitriões (quem oferece o espaço para alugar) em todo o mundo.

Algo comum ao usar um aplicativo de carona: você solicita uma corrida e em poucos segundos um motorista aceita. Tudo certo até que… Plim. Uma notificação avisa que ele cancelou o serviço. No mesmo momento você perde qualquer contato com a pessoa por trás dos volantes. Enquanto você tenta entender o motivo do cancelamento? Plim de novo. Outro motorista já está a caminho.

“Como posso ganhar um milhão de dólares?”. Parece piada, mas foi exatamente essa pergunta que fez com que o jovem britânico Alex Tew se tornasse um milionário. Cansado de morar com os pais e com medo da dívida do financiamento estudantil, Tew decidiu pensar em algo que o tirasse da pindaíba de forma rápida e fácil –quem nunca, não é mesmo?

A Uber terá algumas novidades em breve. A companhia afirmou que começou a implantar no Brasil um antigo pedido de motoristas, que queriam saber o destino final de quem solicita o carro. Já outro recurso em teste pode diminuir a interação entre condutores e passageiros.

Leia também  Live solidária de celebridades quer arrecadar mil cestas básicas para famílias carentes ⋆ Portal Comunique-se

O trânsito em San Francisco, na Califórnia (Estados Unidos), piorou com a entrada no mercado de aplicativos de transporte como a Uber e a Lyft, segundo estudo publicado pela revista Science Advances.

A frase “o WhatsApp foi hackeado” não é algo que um usuário do app queira ver no noticiário. Muito menos que “hackers instalaram software de vigilância remotamente”.

Pesquisa feita pelo Datafolha para o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) revela que, na região metropolitana de São Paulo, chega a 81% o total de pessoas que preferem utilizar o serviço de motoristas de aplicativos em vez de dirigir após beber, superando a média nacional de 68,5% e também a região metropolitana do Rio de Janeiro (77%).

As últimas semanas do estudante Getúlio Felipe, 14 anos, foram intensas. Durante três dias, o jovem se aventurou na congelante cordilheira Dolomitas, no norte da Itália, e conseguiu o feito de alcançar o seu ponto mais alto.

O aplicativo Yolo, que permite que perguntas anônimas sejam feitas a usuários da rede social Snapchat, se tornou o aplicativo mais baixado em iPhones de países como EUA e Reino Unido, surpreendendo analistas de tecnologia (uma vez que ele foi lançado sem grandes campanhas de marketing) e despertando preocupações a respeito de abusos e bullying.

A Uber finalmente lançou na quinta-feira (9) sua oferta pública de ações (IPO, na sigla em inglês) em Nova York (EUA), com a expectativa de ser a maior oferta da história. Na sua estreia na Bolsa, nesta sexta (10), o valor individual da ação foi determinado pela empresa em US$ 45, levando-a a um valor de mercado de US$ 82,5 bilhões, superando os US$ 25 bilhões do IPO da Alibaba em 2014.

A discussão entre apps como Uber e táxis já parece distante, mas os aplicativos tiveram mais uma vitória decisiva nesta quarta (8). O Supremo Tribunal Federal (STF) vetou que municípios proíbam aplicativos de mobilidade como Uber, 99, Cabify e outros. A decisão oferece mais legalidade às plataformas e motoristas no Brasil.

Parte dos motoristas da Uber no Brasil resolveu aderir ao movimento iniciado nos Estados Unidos e faz greve por aqui nesta quarta-feira (8). Entidades, associações e condutores independentes recomendam que quem está incomodado com a empresa fique o dia todo com a plataforma desligada. A diretriz é que todos desliguem o app entre a 0h e 23h59 desta quarta (8) – ou seja, durante todo o dia, por 24 horas.

Motoristas da Uber no Brasil decidiram aderir ao movimento internacional de protesto contra a empresa em razão da abertura de capital do aplicativo na Bolsa de Valores, que deverá ocorrer nesta sexta (10). Por aqui, associações e condutores sugerem que todos desliguem o aplicativo a partir da 00h desta noite até as 23h59 desta quarta (8).

Um escritório de advocacia entrou com uma ação de classe contra a Uber em nome de milhares de motoristas de táxi e de fretados na Austrália, acusando a maior empresa de transporte compartilhado do mundo de operar ilegalmente e prejudicá-los financeiramente.

O Facebook como conhecemos atualmente está cada vez mais perto do fim. O recado já foi dado antes por Mark Zuckerberg, chefão da plataforma que tem em seu leque ainda o Instagram e o WhatsApp. Agora, no entanto, temos mais novidades de como o fundador da rede social imagina o futuro dos serviços que regem a nossa vida online.

Pagamentos no WhatsApp. Uma completa e histórica remodelação da página principal do Facebook. O ‘fim’ dos likes no Instagram. Mark Zuckerberg e seus aliados não economizaram no anúncio de novidades para suas plataformas nesta terça-feira (30), durante a conferência F8, o principal evento do Facebook no ano.

O Facebook anunciou nesta terça-feira (30), durante sua conferência para desenvolvedores F8, que a sua plataforma de encontros chamada Dating passará a funcionar em mais 14 países, entre eles o Brasil. A novidade que foi anunciada no ano passado estava disponível até agora em apenas cinco países: Colômbia, Tailândia, Argentina, México e Canadá.

Você anda meio entediado do WhatsApp? Pois suas maiores chances de retomar o amor pelo aplicativo estão nesta terça e quarta-feira (30 e 1º), quando acontecerá a conferência Facebook F8, voltada para desenvolvedores. Como no ano passado algumas novidades sobre WhatsApp foram anunciadas, esperamos um repeteco isso.

Leia também  Produtor revela parceria de Luísa Sonza e Katy Perry. Confira! Produtor revela parceria de Luísa Sonza e Katy Perry. Confira! | Celebridades

A barra do Google guarda automaticamente os termos que você usou para fazer buscas. O recurso é útil caso você precise repetir uma busca ou fazer pesquisas relacionadas, mas pode ser um problema caso não queira que outras pessoas vejam os itens pesquisados recentemente.

A Uber divulgou nesta sexta-feira (26) os termos para sua oferta pública inicial (IPO), que é a abertura da empresa para o mercado de ações, prevista para maio. Ela disse a investidores que busca vender até US$ 10,35 bilhões em ações, avaliando a companhia em até US$ 91,5 bilhões. Talvez seja o maior IPO deste ano nos EUA.

Para quem mora longe da família, fazer visitas aos finais de semana e feriados pode causar um rombo no orçamento, mesmo de ônibus. Mas uma startup decidiu tentar ajudar os viajantes de plantão ao criar um aplicativo de fretamento compartilhado de viagens.

A Uber está começando a implantar no Brasil uma espécie de nova forma de pagamento no aplicativo. O Uber Voucher, como foi chamado pela companhia, poderá fazer com que passageiros tenham o custo de sua viagem totalmente cobertos no app por uma empresa, segundo antecipou o serviço de viagens ao UOL Tecnologia.

A Netflix está preparando uma novidade que pode ajudar aquelas pessoas indecisas que ficam olhando para o serviço de streaming por horas sem saber o que escolher – ou seja, quase todo mundo. De acordo com o site Android Police, o popular serviço de vídeos pode em breve ganhar um modo “aleatório”.

O Instagram poderá fazer em breve uma simples, mas revolucionária mudança no aplicativo. Segundo o site Tech Crunch, a rede social, que pertence ao Facebook, estuda esconder a contagem de curtidas que uma publicação recebe dentro do app.

A Uber disse que está lançando novos recursos de segurança para ajudar os passageiros a evitar falsos motoristas, duas semanas após o assassinato de uma estudante universitária que entrou no carro de seu assassino acreditando que era seu motorista.

A punição aplicada pela União Europeia ao Google por ter usado o Android para minar a concorrência a seus outros produtos não acabou quando a empresa pagou multa de 4,34 bilhões de euros, a mais alta já aplicada por condutas que impedem adversários de competir.

Talvez você não conheça ainda o app de vídeos TikTok, mas certamente as crianças e jovens ao seu redor conhecem. Ele já foi baixado 1,1 bilhão de vezes, ao mesmo tempo que virou um grande problema para Google e Apple. Segundo autoridades da Índia, o app, que ficou famoso principalmente por vídeos de danças e sincronia labial, passou também a abrigar outros conteúdos, incluindo pornografia.

Quem nunca mandou mensagem para o motorista da Uber ou da Uber Eats enquanto aguardava uma viagem ou pedido? Essas conversas muitas vezes não contam com tons muito amigáveis, e agora o aplicativo passará a bloquear qualquer usuário que usar essa ferramenta para violência, assédio, discriminação ou ofensas de qualquer tipo.

O dock do iPhone é aquela barra localizada na parte inferior da tela que tem até quatro apps e não muda ao passar de uma página para outra. É onde você deve deixar os aplicativos mais usados para facilitar seu acesso.

A empresa de jogos chinesa Beijing Kunlun pretende vender o Grindr, popular aplicativo de encontros gays que possui desde 2016, depois que um painel de segurança nacional do governo norte-americano levantou preocupações sobre sua propriedade, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto.

Caso você não esteja em sintonia com as estrelas, a Sanctuary Ventures, uma empresa de mídia digital que se dedica a prestar serviços místicos para millennials, quer mudar isso. Esta quarta-feira, 20 de março, é o começo do ano-novo astrológico e o lançamento do novo aplicativo de leitura astrológica da Sanctuary. Ele oferece horóscopos diários e inéditas leituras ao vivo e sob demanda com astrólogos profissionais e planeja se expandir para o mercado de comércio eletrônico (com cartas de tarô, cristais, feixes de sálvia e incensos).

close

🤞 Não perca nada!

Assine nossa newsletter e receba novidades e ofertas exclusivas!

Comentários

Você não precisa sofrer pra fazer dieta.

Conheça o Desafio 19 dias!