Neste último final de semana a 22ª edição do Festival de Cinema Brasileiro de Miami (BRAFF) anunciou o vencedor de sua mostra competitiva: O Paciente – O Caso Tancredo Neves. O thriller médico acompanha os detalhes da misteriosa morte do primeiro presidente eleito no Brasil após a ditadura militar, em 1985. Dirigido por Sérgio Rezende, o filme ganhou o troféu Lente de Cristal. No elenco principal estão Emilio Dantas, Esther Góes, Paulo Betti, Otávio Muller e Leonardo Medeiros.

A mostra competitiva contou mais sete longas: os dramas Benzinho, de Gustavo Pizzi; Aos Teus Olhos, de Carolina Jabor; As Boas Maneiras, de Juliana Rojas e Marco Dutra; e Berenice Procura, de Allan Fiterman; e as comédias Uma Quase Dupla, de Marcus Baldini, Antes Que Eu Me Esqueça, de Tiago Arakilian; e Correndo Atrás, de Jeferson De.

O festival também homenageou o diretor Cacá Diegues, que ganhou sua própria mostra com exibição de Orfeu (1999), Deus É Brasileiro (2004) e O Maior Amor do Mundo (2006). O cineasta dirigiu O Grande Circo Místico, que estreia nos cinemas brasileiros em 15 de novembro. O longa foi selecionado para representar o Brasil na corrida para concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.