A organização da 47ª edição do Festival de Cinema de Gramado divulgou nesta terça-feira (26) os 14 curtas-metragens brasileiros selecionados para a mostra competitiva. Em 2019, a categoria contou com 777 trabalhos inscritos, de 24 estados – mais do que o dobro em relação ao último ano.

As produções selecionadas para o festival, que ocorre de 16 a 24 de agosto na serra gaúcha, representam sete estados e o Distrito Federal. Uma delas é do Rio Grande do Sul. Veja a lista completa abaixo.

A comissão de seleção foi formada por cinco profissionais de diferentes áreas ligadas ao cinema: a diretora de fotografia Giovanna Pezzo, o jornalista, publicitário e crítico de cinema Roberto Cunha, a diretora e roteirista Maria Clara Escobar, a produtora cultural Andréa Mota e o gestor cultural Anderson Mueller.

Comissão de seleção dos curtas-metragens brasileiros no Festival de Cinema de Gramado conta com cinco profissionais de diferentes áreas ligadas ao cinema — Foto: Cleiton Thiele/Pressphoto

A programação do Festival de Cinema de Gramado 2019 será aberta com o filme “Bacurau”. O longa de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles se destacou internacionalmente este ano, após ser um dos vencedores do prêmio do júri do Festival de Cannes, na França.

Além das já tradicionais mostras competitivas de longas e curtas nacionais, o festival vai contar desta vez com a categoria de longas gaúchos. O homenageado da 47ª edição com o troféu Cidade de Gramado será o cartunista Mauricio de Sousa.