O Festival de Cinema de Vitória anunciou os filmes selecionados para a 26ª edição do evento. Foram mais de 100 produções escolhidas entre 1162 inscrições que representam todos os gêneros cinematográficos e todas as regiões do Brasil. O Festival acontece entre os dias 24 e 29 de setembro, no Centro Cultural Sesc Glória, na capital, e é o maior evento de cinema e audiovisual do Espírito Santo.

Os 100 filmes são divididos em 12 mostras competitivas e sessões especiais. Os selecionados concorrem ao Troféu Vitória em 22 categorias, além de diversos prêmios extras. A escolha dos vencedores é feita pelas comissões de júri do Festival, compostas por especialistas e profissionais do cinema.

A Diretora do Festival, Lucia Caus, explicou que a seleção dos filmes é feita com olhar para a representatividade, com a curadoria abrangendo diversos gêneros da produção cinematográfica brasileira.

Já a Mostra “Outros Olhares”, que está em sua 6ª edição e representa recortes específicos da safra, terá três programas temáticos. A curadoria deste ano definiu os temas das narrativas: Afetos LGBTQI+ e Musicalidades. Os filmes selecionados serão exibidos em quatro sessões.