Categorias
Música

Festival de música SXSW é cancelado por conta do coronavírus

Após uma série de artistas afirmarem que não tocariam no festival por conta dos riscos de contaminação do coronavírus, a organização do South By Southwest (SXSW) anunciou nesta sexta-feira (6) que cancelará o evento. Em um comunicado oficial, foi anunciado que os organizadores do festival decidiram seguir as orientações da cidade de Austin, no Texas, e “fazer a nossa parte para garantir a segurança da equipa, publico e membros da comunidade de Austin”.

“Nós estamos devastados de fazer este anúncio. ‘O show deve continuar’ está no nosso DNA e esta será a primeira vez em 34 anos que o evento de março não irá acontecer” afirma o comunicado, que reforça que, na última quarta-feira (4), a Secretaria de Saúde Pública de Austin havia dito que o cancelamento do SXSW não reforçaria a segurança da comunidade. O anúncio afirma ainda que os organizadores estão trabalhando para remarcar o evento ainda em 2020.

“Apesar de o evento de março não poder acontecer do jeito que esperávamos, nós continuamos trabalhando em atingir nosso objetivo – ajudar pessoas criativas a realizar seus sonhos”.

O COVID-19 é uma nova mutação da família coronavírus que está se espalhando em ritmo alarmante desde dezembro de 2019. A China foi o primeiro país vítima da epidemia, com infecções e mortes confirmadas em todas as suas províncias. Desde então, a presença do vírus foi confirmada em quatro continentes – incluindo a América do Sul, com casos no Brasil, Argentina e Chile.

Pela importância da China como mercado, a indústria audiovisual sentiu o impacto desde o primeiro momento já que vindouros lançamentos, como Mulan e 007 – Sem Tempo Para Morrer, precisaram ser adiados para não perder a bilheteria de lá. No país, mais de 70 mil cinemas foram fechados.

Ao ritmo que a doença se espalha, as consequências são sentidas em outras partes do mundo do entretenimento. As filmagens do próximo Missão: Impossível tiveram que ser adiadas por conta do surto na Itália, onde o filme era rodado. Já o grupo de k-pop BTS teve de cancelar turnês na Coréia do Sul, país mais afetado pelo coronavírus fora da China.

Comentários