LONDRES (Reuters) – O diretor britânico Steve McQueen abriu o Festival de Cinema de Londres nesta quarta-feira com o filme “As Viúvas”, dando início ao evento de 12 dias que organizadores disseram neste ano se orgulhar de divulgar cineastas mulheres.

Na Leicester Square, região central de Londres, McQueen se juntou no tapete vermelho a membros do elenco, entre eles a vencedora do Oscar Viola Davis, o ator Daniel Kaluuya, de “Pantera Negra”, e a atriz Michelle Rodríguez, da franquia “Velozes e Furiosos”.

O thriller conta a história de um grupo de viúvas que planeja um assalto para pagar uma dívida deixada por um crime cometido por seus falecidos maridos e é o primeiro grande longa de McQueen desde “12 Anos de Escravidão”, vencedor do Oscar em 2013.

“Pessoas estão falando sobre este filme: ‘Que ótimo, eles estão fazendo filmes com mulheres protagonistas’. Nas décadas de 30, 40 e 50, eles faziam isto o tempo todo”, disse. “Elas eram estrelas que eram ícones. Por que não estamos mais fazendo isto? Eu não sei”.

“Este ano estamos muito orgulhosos do fato de 38 por cento dos filmes no festival serem de mulheres diretoras ou co-diretoras”, disse a diretora artística do festival, Tricia Tuttle. “Tem sido muito importante para nós encontrar e promover cineastas mulheres”.