As câmeras dos smartphones se tornaram tão boas que nos transformaram em diretores amadores. Mas como redes sociais como Snapchat e Instagram incentivam vídeos verticais, não filmamos imagens horizontais, que fazem sentido, por exemplo, para um filme. Não há problema nenhum quando um vídeo do Stories do Instagram tem apenas 15 segundos. Mas você realmente quer assistir a um filme inteiro gravado na vertical? Estamos prestes a descobrir.

O diretor e produtor russo Timur Bekmambetov, mais conhecido por filmes como Searching (“Buscando…”), Night Watch (“Guardiões da Noite”) e Hardcore Henry (“Hardcore: Missão Extrema”), está produzindo o primeiro “filme blockbuster vertical”, chamado V2. Escape From Hell, de acordo com o Deadline.

O filme de ação sobre a Segunda Guerra Mundial é baseado em eventos reais envolvendo um piloto soviético que sequestra um avião para fugir de um campo de concentração alemão. Com um orçamento de US$ 10 milhões, não parece um sucesso de bilheteria, mas Bekmambetov já produziu alguns hits. O filme “Buscando…”, estrelado por John Cho, arrecadou US$ 75 milhões e tem uma respeitável classificação de 92% em “fresh rating” no Rotten Tomatoes – essa classificação significa que a média das opiniões é mais positiva que negativa.

Bekmambetov gosta de brincar com o formato. O filme Hardcore: Missão Extrema foi filmado de uma perspectiva em primeira pessoa do início ao fim. Unfriended e sua sequência foram filmados como screencasts (gravações de tela) do MacBook. Esses filmes não foram necessariamente bons, mas foram experiências interessantes em um mar de reboots de franquias e filmes da Marvel.

“Visualmente, o filme é construído em torno de uma pessoa – é uma história sobre um homem em pé e endireitando os ombros, apesar das circunstâncias. E sobre um avião de resgate voando alto no céu”, disse Bekmambetov ao Deadline.

O formato vertical pode ser uma ideia difícil de vender para, digamos, cadeias de cinema, que são bastante comprometidas com imagens horizontais. Isso limitará as oportunidades de distribuição do filme, embora possa ir diretamente para a Netflix, ou talvez aumentar a popularidade com algumas exibições em festivais de cinema vertical.

Mas as pessoas realmente querem assistir a séries ou filmes completos como esse? Até o Quibi, serviço de streaming que será lançado em breve e oferecerá conteúdo original na vertical, manterá os vídeos curtos (tipo 10 minutos) e oferecerá aos espectadores a opção de fazer a transição da vertical para a horizontal, e vice-versa, sempre que desejarem.

O vídeo na vertical pode ser o que preferimos assistir nas redes sociais, mas quando se trata de longa-metragens, não acredito que seja. V2. Escape From Hell será lançado no próximo ano.

Facebook Comments