Em seu Instagram, o veterano ator revelou que sairá em turnê pelos palcos do Reino Unido com uma peça celebrando seus 80 anos e sua carreira como um todo. Assim, além do feiticeiro da trilogia O Senhor dos Anéis, McKellen também reinterpretará criações de Shakespeare, entre outros de seus papéis icônicos:

I’m celebrating my 80th birthday next year by touring a new solo show to UK theatres I know well and a few that I don’t. The show starts with Gandalf and will probably end with an invitation to act with me on stage. In-between there will be anecdotes and acting. I open at my local arts centre in January and end up by August in Orkney. Live theatre has always been thrilling to me, as an actor and in the audience. Growing up in Lancashire, I was grateful to those companies who toured beyond London and I’ve always enjoyed repaying that debt by touring up and down the country myself, with the National Theatre, Royal Shakespeare Company, Prospect Theatre, the Actors’ Company, as well as with commercial productions. Sean Mathias, the director and I have worked together for stage and screen, many happy times. More information at ianonstage.co.uk

“Estarei celebrando meu aniversário de 80 anos em 2019 com uma turnê de um nova apresentação solo em alguns teatros do Reino Unido que conheço bem e outros que nem tanto. O show começa com Gandalf e vai provavelmente terminar comigo pedindo para que você atue no palco junto a mim. Entre uma coisa e outra, algumas atuações e anedotas. Começo no meu centro de artes em Janeiro e termino em Orkney, em Agosto.

Teatro ao vivo sempre foi empolgante para mim, como um ator e como espectador. Crescendo em Lancashire, fui abençoado por aquelas companhias que rodavam ao redor de Londres e sempre gostei de pagar a dívida fazendo turnês pelo país, com o National Theatre, a Royal Shakespeare Company, o Prospect Theatre, a Actors’ Company, e também com produções comerciais. O diretor Sean Mathias e eu trabalhamos juntos no palco e nas telonas em inúmeras ocasiões”

Para os fãs britânicos do ator, será uma grande oportunidade de observar um consagrado veterano despejar todas suas habilidades cênicas no palco. Indicado a um Oscar por Deuses e Monstros e outro por A Sociedade do Anel, McKellen tornou-se um dos atores mais populares dos últimos tempos na internet, especialmente por causa de seu ativismo a favor dos direitos dos gays.