Guarda Civil Municipal recebe novos uniformes, munições e viatura para patrulhamento da Ronda Escolar

A Guarda Civil Municipal de Itupeva passa por constante estruturação e nesta terça-feira, 8 de dezembro, novos uniformes foram entregues pela Prefeitura, após aquisição com recursos próprios. Além disso, também foram entregues à corporação, uma nova viatura para o patrulhamento da Ronda Escolar e 3 mil unidades de munição calibre .40.

Na ocasião, as entregas foram realizadas pelo prefeito Marcão Marchi acompanhado do vice-prefeito, Alexandre Ribeiro Mustafa. “Desde que assumi a Prefeitura de Itupeva em 2017, a situação da Guarda Civil Municipal, infelizmente estava muito judiada. Então investimos tanto em câmeras de monitoramento, novos uniformes, trocando a frota de viaturas, adquirindo novos armamentos (submetralhadoras), contratando novos guardas e realizando novos processos seletivos para dobrar o efetivo. A GCM é responsável pela segurança do nosso município, combatendo o crime em nossa cidade. Portanto, todo este investimento é muito importante para Itupeva”, detalhou.

O comandante da GCM, José Augusto Gonçalves Alves detalhou que 73 kits de uniformes – composto por 4 gandolas, 4 calças, 1 boné e 2 tarjetas de identificação –  foram entregues à corporação. “Esse novo uniforme proporcionará ao nosso efetivo maior conforto durante o patrulhamento pela cidade. Além disso, esse novo uniforme também está readequado, com novo layout, seguindo o padrão das cores das viaturas, facilitando a identificação das equipes”, explicou.

Além dos novos uniformes, uma nova viatura já está à disposição para o patrulhamento de Ronda Escolar, visando o próximo ano letivo. “Essa nova viatura – caminhonete/ modelo S10, zero km – amplia nossa estrutura neste sentido, pois não tínhamos um veículo específico para a Ronda Escolar na cidade”, descreveu.

Quanto as novas munições, as 3 mil unidades também já foram entregues e serão utilizadas nas carabinas modelo CTT 40, que estão em processo de entrega pelo fornecedor. “Esses equipamentos darão poder de fogo maior no combate à criminalidade na cidade. Além disso, a partir de janeiro de 2021, os guardas passarão por treinamento para utilização deste armamento”, salientou o comandante da GCM.

Leia também  Itupeva realiza ‘Blitz Solidária contra a Covid-19’ no Centro nesta quarta (30)

Câmeras de Monitoramento

A Prefeitura de Itupeva, por meio de uma parceria com a empresa Vianet instalou quatro câmeras de monitoramento na avenida Brasil com a rua Jundiaí e avenida Brasil com a rodovia Vice-Prefeito Hermenegildo Tonoli, ampliando o monitoramento da Central da Guarda Civil Municipal.

O reforço na segurança chega em um período em que está prevista grande movimentação de carros e pessoas, em virtude do final do ano.

A partir desta iniciativa, o videomonitoramento da GCM passa a contar com 31 câmeras que captam imagens e as transmitem em tempo real para a central, ajudando na identificação e investigação de veículos e pessoas suspeitas na participação de algum crime.