Adquirido pela Apple no final de 2017, o Shazam sempre foi considerado por muitos como um dos melhores apps de reconhecimento de músicas no mercado, oferecendo versões premium e gratuita e conexão com serviços de música, com especial destaque para o Spotify, permitindo assim a sincronia automática entre contas.

Essa nova vida do aplicativo foi responsável por trazer aos seus usuários novidades interessantes como a exclusão efetiva dos anúncios na versão gratuita e a manutenção das funções básicas, bem como a inclusão de novas como a disponibilização do chamado “Shazam pop-up”.

Essa nova função cria uma bolha de acesso rápido ao aplicativo, permitindo com que este possa ser acionado sem a necessidade de se trocar de tela, tornando-se assim muito bem vindo especialmente entre aqueles apps que não permitem ser minimizados como o Youtube e outros.

Para ativar a nova função, o usuário deverá ter a última versão do Shazam instalada no smartphone (por enquanto, apenas para Android), além de seguir os seguintes passos:

Após realizado esse procedimento, será exibido uma notificação que poderá ser utilizada para o acionamento do referido botão em forma de bolha, que surgirá na tela, permitindo assim verificar qual música está sendo executada sem se sair do aplicativo executado.

Um ponto interessante na função é que, além de permitir a identificação da música e adição aos seus favoritos (caso esteja com a conta logada), ele também exibe as letras em tempo real, podendo ser uma boa opção para quem deseja cantar junto com a música em apps que não suportam a função em questão.