As alterações no Oscar, anunciados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, nem bem foram divulgadas e já tiveram diversas reações negativas, tanto nas redes sociais quanto na mídia especializada. Mas em meio aos críticos, há aqueles que aprovam as novidades, e um deles é o produtor Jason Blum (“Corra!”).

Em uma entrevista à Variety, durante a estreia do novo filme de Spike Lee, “Infiltrado na Klan”, Blum falou que acredita que a Academia acertou com as novidades e deu um passo na direção certa para que a cerimonia do Oscar volte a ter mais audiência:

“Talvez se eles tivessem essa categoria antes, nós teríamos ganhado algumas delas. Nós tivemos muitos filmes bem-sucedidos comercialmente que nós achamos que certamente mereciam certa notoriedade desse tipo. Nós fazemos filme para as pessoas aproveitarem, e se nós conseguirmos esse tipo de honra, fantástico. Se não, nós fazemos filmes para que o público goste”.

Detalhes sobre a nova categoria do Oscar não foram divulgados até o momento, mas a Academia esclareceu que os filmes indicados a “melhor filme popular” também serão elegíveis ao prêmio de Melhor Filme, e não somente pra um ou outro.