O chuchu é um ingrediente que muitos acreditam ser sem gosto, e sem graça. Talvez essa afirmação se deva ao fato dele ser um ingrediente rico em água e por não absorver facilmente os temperos. Entretanto, brincadeiras sobre seu sabor suave à parte, o importante é que o chuchu é um alimento com muitas propriedades e benefícios para a saúde e boa forma. Possui minerais como ferro, magnésio, potássio, fósforo e cálcio, além de vitaminas como A, C e do Complexo B.

Ele ajuda a prevenir problemas no osso, combate anemias, atua como antioxidante, reforça o sistema imunológico, combate os radicais livres, ajuda a combater a depressão, fadiga e mantém o metabolismo ativo. Também ajuda na manutenção de uma pele mais bonita, aumenta o valor nutricional das refeições, melhora o funcionamento do intestino e age como diurético.

Se você quer perder peso adicionando chuchu na sua dieta, confira algumas receitas com chuchu para emagrecer que podem ser preparadas com esse legume e comprove como ele pode ser saboroso.

Refogue o alho em uma frigideira anti-aderente untada com azeite e acrescente o chuchu ralado. Em seguida tempere como preferir, com pimenta, salsinha e sal. Bata os ovos em uma tigela e acrescente ao refogado. Coloque o queijo parmesão ralado. Tampe e deixe em fogo baixo até dourar. Vire com cuidado com uma espátula e deixe dourar do outro lado. Sirva.

Lave bem os legumes e prepare conforme instruções acima. Então coloque os legumes em uma panela com água e tempere com pimenta, sal e salsinha. Deixe cozinhar até ficar macio. Desligue, espere esfriar um pouco e bata no liquidificador até obter uma mistura cremosa. Volte para a panela, aqueça e adicione a escarola picada e ovos batidos. Deixe cozinhar um pouco e sirva com salsinha fresca.

Comece por lavar e descascar o chuchu e rale em pequenas tiras. Deixe de molho em ½ litro de água com o suco do limão e o sumo do gengibre por dez minutos. Refogue a cebola e o dente de alho e adicione o chuchu em tiras. Tempere com o azeite e adicione lascas de gengibre no talharim de chuchu. Sirva!

Lave os chuchus, corte em cubos e leve para cozinhar até estar macio. Então escorra o chuchu e amasse com um garfo. Bata a clara em neve. Pique o queijo branco em cubos. Incorpore todos os ingredientes ao chuchu amassado, colocando a clara por último. A consistência do bolinha fica mole mesmo, pois o chuchu solta muita água e a receita não vai farinha. Coloque porções dessa massa com uma colher sobre uma assadeira untada. Leve ao forno médio pré-aquecido por 20 a 30 minutos ou até dourar. Sirva!

Lave e descasque o chuchu debaixo da água para soltar a resina. Depois, corte ao meio e retire a semente. Passe no ralo grosso. Coloque em uma panela para refogar com o óleo de coco. Quando estiver bem cozido tempere com sal. Adicione o leite e misture bem. Junte o coentro bem picadinho e misture. Se quiser pode adicionar outros temperos da preferência. Então desligue e reserve. Separe uma assadeira, polvilhe farinha de pão, adicione colheradas do chuchu até preencher toda a travessa a cubra com farinha de pão e queijo parmesão. Leve ao forno para gratinar até dourar. Sirva.

Lave os chuchus, corte ao meio mantendo as cascas, retire sementes e cozinhe em uma panela com água e sal até estar al dente. Refogue o alho e adicione a ricota picada e amassada e tempere com ervas, sal e pimenta. Ao final, misture requeijão e molho de tomate para dar cremosidade ao recheio. Escorra os chuchus, retire o miolo e espalhe o recheio dentro de cada cavidade. Regue com azeite e coloque em uma assadeira untada. Leve ao forno médio por 20 minutos ou até estar gratinado.

Lave o chuchu em água corrente, descasque e pique em cubos. Corte a cebola em cubos e pique o alho. Leve a cebola e alho para dourar e em seguida adicione o chuchu. Deixe refogar bem e tempere com sal e pimenta. Quando estiver macio, sirva! Se quiser pode adicionar outros legumes da preferência, fazendo um mix. Apensas se atente ao tempo de cada cozimento, pois alguns legumes demoram mais para cozinhar do que outros e todos devem estar al dente. Se for o caso, prepare o cozimento separado e depois incorpore ao refogado.

Descasque e corte o chuchu em cubos menores sem a casca. Leve para cozinhar em uma panela com um pouco de água. Quando estiver macio, desligue,espere esfriar, em seguida bata no liquidificador com um pouco da água do cozimento. Adicione o restante dos ingredientes e bata novamente. Despeje essa mistura em uma panela e leve ao fogo até começar a desprender da panela. Tempere a gosto. Sirva como acompanhamento. Não exagere na quantidade de água na hora de bater para que o purê não vire um sopa, lembre-se que o chuchu solta muita água.

Lave a cenoura e chuchu, descasque, rale e leve para cozinhar em panela com água e sal. Enquanto isso bata a ricota picada com o leite e cebola no liquidificador. Quando os legumes estiverem bem cozidos, escorra e reserve. Incorpore os legumes à mistura do liquidificador e, por último, adicione as claras em neve. Despeje essa mistura em pirex e leve ao forno para gratinar por 10 minutos. Sirva.

Lave chuchus e vagens. Descasque os chuchus e corte em pedaços menores e leve para cozinhar até ficar macio ou al dente. Corte as vagens em pedaços menores e cozinhe até ficar macio. Espere esfriar. Misture os dois legumes em um bowl e tempere com o limão, orégano, sal e sirva com as folhas verdes lavadas.

Facebook Comments