É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.

Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.

É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.

Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.

Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.

O nome dele é Montero Lamar Hill, americano da Geórgia, conhecido como Lil Nas X. Tem 20 anos incompletos, e uma música, Old Town Road, estourando nas paradas mundiais. Lil Nas X maquinou uma estranha mistura de música country com rap e a postou, em forma de meme, no Tik Tok, aplicativo de mídia, relativamente novo (foi disponibilizado em 2017) para criar e compartilhar vídeos curtos. Old Town Road viralizou a partir daí.

 Só no Youtube, desde o lançamento em maio, a música emplacou 168,2 milhões de visualizações, do clipe oficial (com participação do caubói Billy Ray Cyrus). Apenas no Tik Tok ele foi visto por 70 milhões de vezes. Detalhe: Lil Nas X gastou 30 dólares para produzir Old Town Road.

Lil não é nenhum gênio, com exceção da heterogênea mistura de country e rap, até porque poucos negros conseguiram se destacar no gênero. Mesmo assim, o que chama atenção nele é ter quebrado regras estabelecidas recentemente. A viralização de músicas na web é um criadouro de one hit wonders (artistas de um único sucesso). O conceito de álbum está cada vez mais obsoleto para artistas do novo milênio. Ainda se lançam álbuns, mas são uma coletânea de singles, ou EPs, previamente disponibilizados nas plataformas de música para streaming.

 Mais difícil do que emplacar um hit, é continuar lembrado depois que ele sumir das paradas. Com Lil Nas X está sendo diferente. Além de Old Town Road continuar atraindo visualizações, ele foi contratado pela Sony Music e acaba de lançar um álbum, intitulado 7. Há muito tempo um astro pop não armava tanto barulho. Numa espécie de disputa Davi contra Golias, ele bateu o recorde de Drake, um dos mais populares artistas dos EUA atualmente, conseguindo, em julho de 2018, 116 milhões de visualizações da música In My Feelings, em uma semana.

 Lil Nas X estreou no paradão da Billboard em 83º lugar, em uma semana chegou ao primeiro posto, com 143 milhões de ouvintes. Atente-se que os números contabilizados pela Billboard não é mais de discos vendidos, mas de views, ou acessos nas plataformas de música digital. O estilo country rap confundiu os que ainda pensam música em termos convencionais.

 De início, Old Town Road foi encaixada pela Billboard na parada de Country Music. Mas pouco tempo depois foi retirada, o que só fez bem ao artista, pela exposição que teve na mídia convencional e digital.

Lil Nas X começou a trabalhar com música, aos 16 anos, pelo Twitter. Várias das suas tuítadas viralizaram. Ano passado, ele postou músicas no Soundcloud, começando a aparecer aos poucos. Com Old Town Road, Lil concebeu uma canção pop perfeita para o mercado de hoje. A música tem 1 minuto e 53 segundos. É o hit mais curto a frequentar as paradas compiladas pela Billboard desde 1965. O refrão é fácil e objetivo: “Vou levar meu cavalo/ para a estrada da velha cidade/ vou cavalgar até não poder mais”.

A música tem melodia igualmente fácil e duração que leva a ser escutada até o final. O que é importante para contar cada uma delas. A plataforma Spotify só pontua uma música depois dos 30 segundos e impulsiona as que são pouco saltadas (ou seja, que são escutadas por inteiro). Toda ação envolvendo Old Town Road foi realizada via internet. Por acaso, no Youtube, Lil Nas X deparou-se com um holandês chamado YoungKio, com uma música em que ele usa um sample de um banjo, sacado de uma canção do Nine Inch Nails. O banjo o levou ao country, sobre o qual ele não sabia quase nada.

 Old Town Road lembra nome de filme de faroeste. Foi a primeira canção que ele compôs para valer. Criou a música pensando em divulgá-la como um meme (imagem, ou vídeo, geralmente engraçado que, dependendo da criatividade pode viralizar na internet). Old Town Road teve um pequeno trecho tuítado em dezembro com boa aceitação, pessoas o retuítaram e começou a se disseminar pela rede. Duas semanas mais tarde ele liberou a canção completa. Em março, ela estava tocando o suficiente para entrar nas paradas. Em maio, o cowboy do country rap montou pela primeira vez num cavalo para o clipe de Old Town Road.