A transformação causada pelo maior acesso às redes sociais no Brasil fez com que as marcas esportivas decidissem trocar o atleta por celebridades do mundo da música, da moda e da televisão. Na corrida pela divulgação de seus produtos e, consequentemente, pelo aumento das vendas, as marcas têm usado o prestígio dos influenciadores digitais para conversar com o público.

Nesta terça-feira (23), a Asics anunciou a cantora Luísa Sonza como nova embaixadora da marca. Sonza faz sucesso com covers de músicas. Tem 10 milhões de seguidores no Instagram e cerca de 1 milhão de ouvintes no Spotify. Ela se junta ao ator global Nicolas Prattes e à maquiadora Mari Maria, fenômeno no YouTube, com dicas sobre moda e maquiagem para um público de 7 milhões de pessoas.

“Ter a Luísa, a Mari e o Nicolas em nosso time é um grande passo em direção ao que a Asics está construindo. Queremos estar à frente das tendências de comportamento, consumo e do mercado jovem, além de conversar com outros públicos e rejuvenescer a nossa marca”, disse Constanza Novillo, head de marketing da Asics.

É exatamente a expansão da marca para o público que não é fanático por esporte que as fabricantes de material esportivo têm buscado ao apostar nas celebridades. A pioneira nesse movimento foi a Adidas, que em 2016 adotou um time de influenciadores para ativar o patrocínio aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A marca trocou parte do investimento que faria em mídia para contar com pessoas como a cantora Anitta para ajudar a contar histórias dos bastidores do evento.

Após o movimento, outras fabricantes de material esportivo perceberam que a união do universo da celebridade com o digital ajuda a construir a história da marca para um novo público e, claro, a vender. A Puma passou a contratar pessoas com esse perfil para divulgarem os produtos de lifestyle. Bruna Marquezine e Maísa são, hoje, algumas das principais embaixadoras da marca alemã. No fim do ano passado, a Fila assinou com a cantora Iza para divulgar seus produtos. A Olympikus reposiciona sua marca a partir de nomes como Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank, que divulgam a linha de produtos e também participam de eventos esportivos da marca.

Em comum, além de terem grande penetração nos meios digitais, esses influenciadores possuem alguma ligação com um estilo de vida saudável. A participação deles em corridas de rua, por exemplo, é mais um atrativo para lembrar que, no fundo, essas empresas vivem de vender peças usadas para a prática do esporte.

Facebook Comments