Mariana Xavier é hoje uma das mulheres plus size mais veneradas do Brasil. No Youtube, ela arrebanha mais de 360 mil seguidores em seu canal Mundo Gordelícia e virou ícone na internet com um discurso empoderador entre as gordas, mas ela lembra que a história nem sempre foi assim.

“Durante muito tempo procurei me encaixar neste padrão e – por uma mudança do ritmo de vida, de hormônios e uma série de fatores – meu corpo mudou e eu não quis aceitar. Achava que o certo era ser magra e vestir 38. Me violentei muito e tomei remédio para emagrecer. No meu canal conto isso para tentar evitar que outras pessoas fiquem anos sendo infelizes, maltratando seus corpos e cabeças, em busca de algo inalcançável”, explica.

“Tomei muito remédio para emagrecer e outras porcarias que você pode imaginar. Sou o típico caso de efeito sanfona, então me medicava, emagrecia, parava e engordava mais do que antes. Meu erro não foi só tomar muitos remédios, de todos os tipos, mas fazer isso me automedicando. Era uma tristeza que eu não recomendo a ninguém.”

Em seu canal do Youtube, Mariana fala que recebe desde as mais positivas mensagens, com depoimentos de pessoas que se sentem mais leves depois de se empoderarem e mulheres que voltaram a usar biquíni depois de anos. Contudo, também têm aqueles que aproveitam o espaço para desabafarem que não conseguem amar a si próprios.

“Tem gente reclamando da postura de suas famílias, namorados e amigos que só as diminuem, criticam e falam que são gordos por falta de vergonha na cara. Isso reforça a sensação de inadequação. Algumas estão em profundo estado de depressão, com sensação de que não são merecedoras de amor e admiração e outras que querem acabar com a própria vida. É muito triste saber que tem gente que passa por isso”, lamenta.

“Acho que, de uma forma geral, as pessoas estão se conscientizando do próprio valor e lutando por isso. Todo mundo está cansado de ser enganado e não se ver na mídia. Assim, estão pressionando os veículos de comunicação para que mudem de atitude. Ainda temos um longo caminho pela frente, mas os avanços são notáveis.”

Curte o conteúdo de Marie Claire? Ele também está no Globo Mais, o app que é muito mais do que uma banca. Nele você tem acesso a um conteúdo exclusivo em tempo real e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.