Manaus – Foi-se o tempo em que os tubarões eram protagonistas de grandes produções, no cinema. Desde que surgiu na telona, em ‘Tubarão’ (1975) – clássico de Steven Spielberg -, o ‘predador’ dos mares viu, com o passar dos anos, a sua imagem perder o apelo que tinha com o público e, consequentemente, com os grandes estúdios. Este cenário ensaiou uma mudança com os recentes sucessos de ‘Águas Rasas’ (2016) e ‘Medo Profundo’ (2017) e, neste domingo, 12, pode ser anunciado, oficialmente, o retorno do animal ao topo da lista de criaturas que permeiam o imaginário – e os pesadelos – dos cinéfilos.

O bom desempenho comercial de ‘Megatubarão’ (‘The Meg’), grande estreia da última semana, no Brasil, pode ser fundamental para o destino dos tubarões, no cinema. Com um orçamento tão gigante quanto um dos seus protagonistas – o pré-histórico megalodonte -, a produção tem a árdua tarefa de superar os US$ 150 milhões que foram gastos para tirá-la do papel.

Estrelado pelo astro de ação Jason Statham e pela atriz chinesa Li Bingbing, o filme passou por uma trajetória turbulenta até que conseguisse ver a ‘luz do Sol’. Mais precisamente, ‘Megatubarão’ levou 21 anos para engrenar a sua produção. Baseada na obra ‘Meg: A Novel of Deep Terror’, de Steve Alten, a história que coloca o marinheiro Jonas Taylor em confronto com o tubarão gigante foi vendida, em 1997, para a Disney.

Desde lá, o longa passou por uma extensa dança das cadeiras para, finalmente, em 2016, ganhar o sinal verde pela Warner Bros. Dirigido por Jon Turteltaub (‘A Lenda do Tesouro Perdido 1 e 2’), o filme acompanha uma tripulação de um laboratório subaquático (‘Do Fundo Mar’, alguém?) que fica presa no local, após ser atacada por uma criatura pré-histórica que se achava estar extinta: um tubarão de mais de 20 metros de comprimento, o megalodonte.

Para salvá-los, o oceanógrafo chinês (Winston Chao) contrata Jonas Taylor (Statham), um mergulhador especializado em resgates que já encontrou com a criatura, anteriormente. Além de Statham, Bingbing e Chao, ‘Megatubarão’ conta com Rainn Wilson, Cliff Curtis e Ruby Rose no elenco.