Uma pesquisa divulgada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil revelou que 50% da população brasileira ouve músicas online. Deste total, 29% têm o hábito de ouvir diariamente. Cerca de 55% das pessoas que escutam músicas pela internet todos os dias são jovens com idade entre 16 e 24 anos.

Os dados fazem parte da pesquisa sobre Acesso às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC Domicílios 2017) realizada por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. O levantamento foi divulgado durante o Fórum da Internet no Brasil, que aconteceu em Goiânia (GO).

Questionadas sobre a origem do conteúdo que consomem, 48% das pessoas entrevistadas disseram que ouvem músicas brasileiras e 28% canções estrangeiras. Já o consumo de séries e filmes tem variação de acordo com a classe social, especialmente para conteúdos estrangeiros: enquanto 57% dos indivíduos de classe A assistiram a filmes estrangeiros, apenas 8% da classe DE o fizeram.

De acordo com a TIC Domicílios o tipo de conexão e os dispositivos utilizados influenciam nas atividades culturais: 72% dos usuários que possuem banda larga fixa em casa assistem a vídeos online, contra 57% dos que têm apenas conexão móvel em casa.

Outro dado interessante é que 51% dos usuários que acessam a rede tanto pelo celular quanto pelo computador ouvem música diariamente. Entre os usuários que acessam a rede mundial de computadores pelo celular e que não utilizam wifi, os patamares de acesso a conteúdos são bastante inferiores.