Partiu Paraty! Nos dias 28, 29 e 30 de setembro, a charmosa cidade histórica do Rio de Janeiro recebe mais uma edição do MIMO Festival, um dos festivais de música mais importantes do Brasil, que em 2018 completa 15 anos. Concertos com Systema Solar, Letrux, Cordel do Fogo Encantado, Virgínia Rodrigues e Songhoy Blues estão na programação inteiramente gratuita, além de cinema, poesia, palestras e workshop.

Os palcos da Igreja Matriz Nª Sª dos Remédios e da Praça da Matriz recebem artistas diversos, como o consagrado grupo colombiano Systema Solar, os pernambucanos do Cordel do Fogo Encantado, a baiana Virgínia Rodrigues e o Songhoy Blues, grupo que vem do Mali. Completam o line-up a carioca Letícia Novaes com o seu Letrux e um dos artistas vencedores do Prêmio Mimo Instrumental.

16h: Piquenique Musical com grupos tradicionais de Paraty – Largo de Nossa Senhora das Dores (Capelinha)20h: Virgínia Rodrigues – Igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios22h30: Letrux – Palco Praça da Matriz00h30: Songhoy Blues – Palco da Matriz01h30: Festa Mimo 15 anos – Praia do Pontal

Estão na programação títulos como “Ultraje”, de Marc Dourdin; “Semente da Música Brasileira”, de Patrícia Terra; “Inaudito”, de Gregório Gananian; e “Legalize Já – Amizade Nunca Morre”, de Johnny Araújo e Gustavo Bonafé. Para o público infanto-juvenil, o festival escalou a animação “Os Under Undergrounds, o Começo”, de Nelson Botter Jr. No total, foram 30 produções selecionadas entre as mais de 180 inscritas, que ganham projeção em Paraty, no Rio de Janeiro, em São Paulo e Olinda.

No campo do pensamento, o Fórum de Ideias promove palestras mediadas pela jornalista Chris Fuscaldo, que abordam as trajetórias artísticas dos participantes, fortemente marcadas pela resistência e pelo diálogo político-social. Além disso, o Programa Educativo apresenta um workshop.