Passar fome, seguir dietas malucas e treinar durante três horas seguidas diariamente são três coisas que nunca vão ajudá-lo a perder o excesso de peso. Por outro lado, há alimentos que pode e deve privilegiar numa alimentação equilibrada para atingir esse objetivo. A mais recente tendência do mundo fit é misturar alimentos com potencial no processo de emagrecimento, como abacaxi e canela.

É provável que ache esta combinação estranha. Contudo, há um mito a percorrer a Internet que jura que é a nova fórmula para queimar — e, há quem diga, derreter — gordura.

Porquê estes dois ingredientes e não outros? A NiT explica-lhe os benefícios de cada um com a ajuda da nutricionista Bárbara de Almeida Araújo.

A canela já não é nova no mundo fit. Na verdade, é um dos alimentos mais presentes nos planos alimentares para a perda de peso devido à sua ação termogénica. Segundo a especialista, esta especiaria aumenta a temperatura corporal e acaba por forçar o organismo a gastar energia. Consequentemente, queimam-se mais calorias e gordura.

Incluir a canela em água a ferver também pode melhorar a digestão, reduzir o nível do colesterol mau e estabilizar as taxas de insulina. Além disso, contém cálcio, manganês, ferro e fibras.

Porém, deve ter atenção ao tipo de canela que compra. Existem dois à venda, sendo que um deles é a canela do ceilão, conhecida como a canela verdadeira que é extraída da cinnamomum. Já a cassia (ou a canela falsa), que vem quase sempre da China, é mais barata e contém um teor de cumarina superior ao tipo anterior. Este composto em excesso pode ser tóxico — recorde o artigo da NiT sobre o tema.

Já o abacaxi tem 50 calorias por cada 100 gramas, o quer quer dizer que não é calórico. De acordo com a autora do blogue “Manias de Uma Dietista“, ele também sobressai por ser rico em vitaminas e fibra. Além disso, contém uma enzima — a bromelaína — com propriedades dietéticas e digestivas.

E os benefícios continuam: é anti-inflamatório, antioxidante e ajuda a regular o trânsito intestinal. Por estas razões, o ananás é um ótimo aliado na saúde e na perda de peso.

Ao pormenor, tem de colocar a água a ferver e, quando estiver no ponto de ebulição, colocar o abacaxi e deixar ferver mais dez minutos. Em seguida, adiciona a especiaria e deixa mais dois minutos no lume. A sugestão é beber esta mistura quente antes de cada refeição, de forma a conseguir acelerar o metabolismo e, consequentemente, queimar gordura.

No entanto, é preciso ter noção de que não deve ser um consumo a longo prazo e de que a ação isolada da bebida não é o motivo pelo qual vai emagrecer. Pode vê-la, sim, como uma ajuda extra dentro de uma alimentação variada e equilibrada, aliada à prática de exercício físico. Consulte o seu nutricionista e veja a melhor forma de introduzi-la no plano que segue.