Oito filmes compõem a programação da Mostra de Cinema Esloveno, que ocorre no Nordeste pela primeira vez. Com entrada gratuita, as sessões acontecem de quarta-feira (22) até domingo (26), no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), em Casa Forte, na Zona Norte do Recife.

Na abertura do evento, às 20h da quarta-feira (22), é exibido o filme “O Inimigo da Turma”, do diretor Rok Bieck. Em 2014, o longa foi selecionado para concorrer ao Oscar como representante da Eslovênia.

O filme apresenta a história de jovens que se unem contra um professor após uma colega de sala se suicidar, abordando temas como a psicologia de grupo e a necessidade de encontrar um inimigo comum em momentos de crise.

Também fazem parte da mostra os filmes “Feliz para morrer”, de Matevž Luzar; “Ivan”, de Janez Burguer; “Siska Deluxe”, de Jan Cvitkovic; “Pânico”, de Barbara Zemljic; “Fazendo da nossa maneira”, de Miha Hočevar; “Uma viagem”, de Nejc Gazvoda; e “Sonata silenciosa”, de Janez Burguer. A sinopse dos filmes participantes do festival está disponível na internet.