Uma música a favor do candidato Jair Bolsonaro (PSL), com trechos ofensivos às mulheres, foi cantada em Pernambuco durante uma Marcha da Família, no último domingo (23). A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Pernambuco (OAB-PE), publicou uma nota de repúdio contra a paródia, cuja autoria é reivindicada, em vídeo no Youtube, por Tales Volpi, ou “Mc Reaça”.

A canção é uma adaptação do funk Baile de Favela, de Mc João. Entre os trechos mais desrespeitosos estão “e pras feministas ração na tigela/ As minas de direita são as Top, mais bela/ Enquanto as de esquerda têm mais pelo que cadela”.

Assinado pela presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-PE, a nota de repúdio diz: “os estarrecedores trechos da música acima transcritos reduzem as mulheres à condição análoga a de seres irracionais e incitam o ódio, a violência e o preconceito contra aquelas que se reconhecem feministas e/ou que têm orientação política diversa do aludido candidato”.

O texto ainda cita que a cada dois segundos uma mulher é vítima de violência física ou verbal no Brasil. Os dados são do Relógios da Violência do Instituto Maria da Penha. Ainda, a versão ressalta que ofensas não podem ser justificadas pelo direito à liberdade de expressão. “Não se pode admitir que, sob o manto da liberdade de expressão, qualquer partido político, seja ele de direita ou de esquerda, ofenda publicamente uma coletividade de mulheres, reforçando a cultura machista e misógina que, infelizmente, ainda insiste em matar muitas mulheres todos os dias.

A paródia ainda faz referências a Jean Wyllys, Jandira Feghali e Luciana Genro. Outra afirmação é de que “Maria do Rosário não sabe lavar panela”. Ao dizer que “essa juventude só se degenera”, cita o teórico brasileiro da educação Paulo Freire: “pega o Paulo Freire e manda pra estratosfera”, ao passo em que defende a distribuição de livros de Olavo de Carvalho.

Na internet circula um vídeo, segundo o qual a autoria da paródia é de Tales Volpi, ou “Mc Reaça”. A descrição dele no perfil do Instagram é: “Mc, Cowboy Reaça, Instrutor de boxe. Conservador e arredio”. Grande parte das postagens são a favor do candidato do Partido Social Liberal.