Categorias
Música

Música: Orquestra Sinfônica da Unicamp faz concertos gratuitos

A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) realiza concerto na Faculdade de Ciências Médicas (FCM)  na quarta-feira, dia 3 de julho, às 13 horas, e no dia seguinte, 4, às 19h, na Igreja São Benedito, em Campinas. As apresentações fazem parte da série “Panorama da Música Brasileira”. A regência dos concertos será do maestro Igor Maia. A OSU terá acompanhamento dos solistas Walter Finatto Ansante (violino) e Elinar Albuquerque Araújo (viola). No repertório, a “Sinfonia Concertante”, de W. A. Mozart, com a participação dos dois solistas, e “Stems”, de Alexandre Lunsqui.

Alexandre Lunsqui é um compositor natural de São Paulo. Seus trabalhos já foram reproduzidos na Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Brasil, China, Costa Rica, Dinamarca, Finlândia, França, Holanda, Indonésia, Inglaterra, Irlanda, Itália, Japão, Lituânia, Luxemburgo, Polônia, Portugal, Russia, Suiça e ao redor dos Estados Unidos.

Entre seus prêmios estão a Bolsa Virtuose do Ministério da Cultura do Brasil, prêmio Programa Petrobrás Cultural, Salvatore Martirano Award, prêmio do Percussion Arts Society (Brasil), Prêmio Funarte de Composição Clássica (2010) e prêmio da Fromm Foundation (oferecido pela Harvard University).

Dentre seus projetos estão encomendas para a New York Philharmonic, Coro e ensemble da Osesp (2014), nova obra para orquestra de sopros para a Lawrence University, obra para dois trombones (prêmio da Secretaria do Estado da Cultura), duas obras para o projeto John Cage Renga 100 (USA e Alemanha), obra para ensemble para o Access Music de Chicago, e uma colaboração com o Ensemble Reconsil Viena. Lunsqui foi compositor em residência do Chelsea Music Festival (USA) e “fellow artist” na Civitella Ranieri Foundation (Itália).

Em 2016, suas obras fizeram parte do Ligeti Forward Concert em Nova Iorque, dentro da New York Philharmonic Biennial. Recentemente, foi agraciado com o Koussevitzky Award (USA) e uma encomenda do Ministério da Cultura Francês (obra para Ensemble Cairn).

Mais sobre o maestro
Igor Mais é compositor e regente, doutor em composição musical pelo King’s College London, com bolsa da Capes (Ministério da Educação). Foi orientado por Silvina Milstein e George Benjamin. É bacharel em composição musical pelo Conservatório Real de Haia (Holanda) e mestre em música pel., orientado por Silvio Ferraz e com bolsa da Fapesp.

Participou de festivais e cursos. Como compositor sua música tem sido tocada em diversos concertos e festivais na Europa, Américas e Japão por orquestras e grupos como Orquestra Sinfônica de Bournemouth, Orquestra Sinfônica de Campinas, Ensemble Boswil, Ensemble Reconsil, Ensemble Linea, Lontano, Modelo 62 e Orquestra de Câmera Avanti!. Como regente, além do Brasil, atuou na Alemanha, Espanha, Holanda e Grã-Bretanha. Foi regente assistente da Orquestra Sinfônica do King’s College London durante o ano de 2017 e regente associado do Goodensemble (Londres) de outubro de 2016 até dezembro de 2017.

Música: concertos da Orquestra Sinfônica de Campinas – Panorama da Música Brasileira
Locais:
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Rua Tessália Vieira de Camargo, 126, Cidade Universitária. (19) 3521-8862
Igreja São Benedito. Rua Luzitana 636, Centro. (19) 3234-8269

Comentários