A Semana da Música de Ouro Branco completa treze anos em 2019. A décima terceira edição do festival, referência no ensino e na difusão da música erudita, será realizada entre os dias 5 e 12. 

A Semana da Música tem direção artística do violoncelista Matias de Oliveira Pintoe direção executiva de Kênia Libanio, coordenadora da Casa de Música. Participam do festival este ano os músicos Koh Gabriel Kameda (violino, Japão), Adonhiran Reis (violino, Brasil), Iberê Carvalho (viola, Brasil), Jessé Pereira (viola, Brasil),  Elise Pittenger (violoncelo, EUA/Brasil), Isaac Andrade (violoncelo, Brasil), Julia Wasmund (violoncelo, Alemanha), Neto Bellotto (contrabaixo, Brasil), Peter von Wienhardt (piano e regência,Alemanha), Maurício Freire (flauta, Brasil), Alexandre Silva (clarinete, Brasil), Risa Adachi (pianista correpetidora, Japão/Alemanha), entre outros. 

A abertura será 5 de outubro, sábado, às 20h, no auditório do Hotel Verdes Mares, que recebe Horizons, resultado do projeto de cooperação entre os cursos de música da Universidade Federal de Minas Gerais e da Universidade de Münster, na Alemanha. O concerto conta com a participação dos músicos Mauricio Freire, (flauta) Edson Queiroz (violino), Carlos Aleixo (viola), Elise Pittenger (violoncelo), Matias de Oliveira Pinto (violoncelo), Risa Adachi , Stephan Froleyks (percussão) e Fernando Rocha (percussão)

“Receber o projeto de cooperação entre as Universidade de Münster e da UFMG é uma oportunidade muito importante para a Casa de Música. Todas as trocas e experiências podem abrir novos horizontes para os alunos e também para os professores. Além disso, os concertos que eles apresentam são imperdíveis, recomendo muito ao público”, afirma Kênia Libanio. 

Já 6 de outubro, domingo, no mesmo local e horário, o festival recebe o trio de violoncelos formado por Matias de Oliveira Pinto, Julia Wasmund e Isaac Andrade, acompanhados pela pianista Risa Adachi. No repertório, obras do alemão Johannes Brahms (1833 – 1897), uma das mais importantes figuras do romantismo musical europeu do século XIX.Executam ainda peças de compositores como Ernest Bloch (1880 – 1959), Julius Klengel (1859 – 1933) , Zóltan Kodaly (1882 – 1967) e David Popper (1843 – 1913) .                                                                                                                      

Na segunda-feira, 7 de outubro, o projeto de colaboração entre Universidade de Münster e UFMG realiza mais um concerto. Dessa vez, além do Horizons, se apresenta o Grupo Sonante 21. No repertório, obras Stephan Froleyks, Tom Johnson entre outros compositores contemporâneos. A coordenação é do próprio professor Froleyks, além de Fernando Rocha e Elise Pittenger. 

Já na terça-feira, 8 de outubro, novamente às 20h no auditório do Hotel Verdes Mares, o pianista Peter Von Wienhardt apresenta o Warschauer Konzert, do compositor inglês Richard Addinsell (1904 – 1977). Em seguida, Peter e o violinista Koh Gabriel Kameda tocam a Sonata em Lá maior, do compositor e organista belga César Franck (1822 – 1890). 

No dia seguinte, quarta-feira, 9 de outubro, também no Hotel Verdes Mares, às 20h, os músicos Maurício Freire (flauta), Adonhiran Reis (violino), Iberê Carvalho (viola), Julia Wasmund (violoncelo), Tatiana Martins (violino), Matias de Oliveira Pinto (violoncelo), Alexandre Silva (clarinete) e Neto Bellotto (contrabaixo) apresentam Quinteto para Clarineta em Lá maior, de  W.A. Mozart; Choro nº de Heitor Villa-Lobos (1887 – 1959) e Grand duo, Op.15, do compositor e violoncelista alemão Georg Goltermann (1824 – 1898).

Koh Gabriel Kameda, Matias de Oliveira Pinto e Peter Von Wienhardt se apresentam na quinta-feira, 10 de outubro, às 20h, no auditório do Hotel Verdes Mares. No repertório, Trio Dumky Op. 90, de Antonín Dvo?ák (1841 – 1904), além de tangos de Astor Piazzolla (1921 – 1992) e obras de Brahms e Schumman. 

Sexta-feira, 11 de outubro, é dia do concerto dos alunos do festival no auditório da Paróquia da Sagrada Família de Ouro Branco. O encerramento da Semana da Música será no dia seguinte, sábado, 12 de outubro, na Fazenda Pé do Morro. O programa ainda será definido. 

A Semana da Música de Ouro Branco tem patrocínio do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais e parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais e com a Universidade de Münster e o apoio da Prefeitura Municipal de Ouro Branco.

close

🤞 Não perca nada!

Assine nossa newsletter e receba novidades e ofertas exclusivas!

Comentários

Você não precisa sofrer pra fazer dieta.

Conheça o Desafio 19 dias!