Com programação inteiramente gratuita, o Festival de Música Contemporânea Brasileira (FMCB) acontece em Campinas entre os dias 24 e 28 de março, e reúne músicos e pesquisadores em torno das obras dos compositores homenageados que, neste ano, serão João Donato e Liduino Pitombeira.

A programação do evento, que ocorre anualmente e que tem como objetivo valorizar a música contemporânea nacional, é apresentada pela CPFL Energia e contempla uma mostra beneficente no Centro Infantil Boldrini, concertos comentados com João Donato e Liduino Pitombeira, mesas-redondas, apresentações artísticas, comunicações orais e concertos com a Orquestra Sinfônica da Unicamp, Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e Unicamp Cello Ensemble.

O evento possui um caráter inovador que é o de promover a interação entre os artistas e o público através de apresentações de pesquisas acadêmicas e de performance musical, que são acompanhadas pelos músicos homenageados.

A primeira edição do FMCB foi realizada em 2014 e hoje é o principal festival de música contemporânea do Brasil. A cada ano ratifica o seu compromisso com a divulgação musical e científica do país, democratizando o acesso à cultura e salvaguardando o patrimônio imaterial do cancioneiro nacional.

As apresentações serão gravadas e posteriormente disponibilizadas em plataformas online. Acompanhe a programação completa e outras informações no site oficial do evento.

O FMCB é produzido pelo Grupo Sintonize e conta com apoio do Instituto CPFL pelo quinto ano consecutivo. Também figuram como parceiros do FMCB o Governo do Estado de São Paulo, a Prefeitura de Campinas por meio da Secretaria Municipal de Cultura e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unicamp.

Neste ano, todos os concertos ocorrem no Teatro Municipal Castro Mendes, um dos parceiros do FMCB. Na terça-feira, dia 24, ocorre o concerto de abertura com a Orquestra Sinfônica da Unicamp que inicia o festival relembrando um pouco as composições que passaram no festival até aqui. Regidos pela maestrina Cinthia Alireti, o grupo se apresenta a partir das 20h.

O dia 25, quarta-feira, o festival leva os compositores homenageados ao palco para bate-papo e, nesta oportunidade, o público pode fazer perguntas aos músicos que procuram responder aos questionamentos e articular semelhanças e diferenças entre suas trajetórias. Além disso, o grupo Unicamp Cello Ensemble fará um concerto, fechando a programação da segunda noite, também com início às 20h.

Nos dias 26 e 27 de março ocorrem os congressos e concertos comentados dos compositores homenageados. Durante o dia as atividades ocorrem na UNICAMP, onde os participantes têm a possibilidade de acompanhar as principais pesquisas desenvolvidas sobre as obras de João Donato e Liduino Pitombeira que são selecionadas através de chamada pública e avaliadas por um comitê científico. Um grande diferencial do Festival de Música Contemporânea Brasileira é a presença e a participação dos homenageados nos eventos. Deste modo, pesquisador e pesquisado têm a oportunidade de interagir e trocar impressões e experiências acerca de elementos técnicos e teóricos dos trabalhos.

São realizadas ainda apresentações artísticas dedicadas ao repertório dos dois músicos, as apresentações também são submetidas para avaliação do comitê científico que avalia a pertinência e a qualidade interpretativa e técnica das propostas.

Na quinta-feira (26) João Donato se apresenta com o João Donato Trio e apresenta detalhes e curiosidades de sua biografia e seu cancioneiro. Na sexta-feira, (27) – no mesmo local e horário – é a vez de Liduino Pitombeira e seus convidados apresentarem as composições do músico.

Encerrando a programação, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, junto ao maestro Victor Hugo Toro, interpreta obras do repertório dos artistas homenageados, no sábado (28), às 20h, no Teatro Castro Mendes.

Comentários