Show de 25 anos terá no repertório músicas da banda e uma mistura de sonoridades, como ritmos turcos, jazz tradicional e até o Clube da Esquina – Foto: Toia Oliveira/Divulgação/ND
A Brasil Papaya construiu uma referência para a música produzida em Florianópolis. A banda formada por Dudu Pimentel (guitarras, guitarra fretless, cavaquinho e violões); Renato Pimentel (guitarras e violões); Baba Jr (baixo, U-bass e baixo acústico); Ginho Bernardes (bateria e percussão) fez o caminho instrumental e autoral e chega aos 25 anos resistindo nessa arena.
Nesta quinta-feira (17), a banda sobe ao palco para comemorar essa história, que inclui dois CDs, um DVD, um show no Rock in Rio ao lado guitarrista norte-americano Steve Vai e da Camerata Florianópolis, além de muitas outras participações. “A Brasil Papaya sempre transitou entre vários estilos musicais e isso nos possibilitou a tocar em diferentes palcos. Já tocamos em festivais de jazz, de heavy metal, de blues e com isso fizemos grandes amigos músicos”, conta o guitarrista Renato Pimentel.
Tocaremos músicas dos dois CDs gravados pela banda e também novas experiências musicais. Nós sempre procuramos não estagnar no caminho musical, sempre buscamos ir além. Nossa identidade musical é muito forte, não temos como fugir dela, mas podemos acrescentar, somar, aprender, adaptar novos ritmos e concepções musicais, e isso nos faz trazer coisas novas de um jeito diferente. No primeiro CD, flertamos o rock/heavy metal com baião, com chorinho, com blues e no segundo CD já incorporamos o tango, samba, o chamamé entre outros ritmos sempre mesclado ao rock.Neste show apresentaremos além do rock instrumental, conhecido da banda, a mistura com ritmos turcos, com o jazz tradicional e, inclusive, com a música brasileira do Clube da Esquina, numa versão instrumental da canção “Certas Canções”, de Tunai, que ficou famosa na voz de Milton Nascimento.
No primeiro CD, flertamos o rock/heavy metal com baião, com chorinho, com blues e no segundo CD já incorporamos o tango, samba, o chamamé entre outros ritmos sempre mesclado ao rock.
Não apresentaremos músicas autorais novas, mas todas as músicas do repertório autoral com novos detalhes e roupagens. E versões bem especiais de algumas músicas, que normalmente não seriam associadas ao repertório da Brasil Papaya.
Sim, o show terá várias participações especiais. Com este passeio por diferentes culturas musicais aproveitamos para convidar grandes amigos músicos para celebrar estes 25 anos. Vamos ter a participação de “Frank Solari”, o fenomenal guitarrista, arranjador e produtor musical gaúcho, ele foi o primeiro guitarrista brasileiro a ter reconhecimento na mídia internacional especializada; SC BRASS Quintet, quinteto de metais formado por João “Big John” Geraldo, Leandro Rizzatti, Rodrigo Peres, Arthur Fernandes e Bogdan Antoane; Trio Ponteio, grupo de Folklore sul-americano que conta com a gaita ponto de Marcos Gaitero, a flauta transversa e canto de Cristian Faig e com o violão de Dudu Pimentel, da Brasil Papaya; Adriano Baga Rotini, ex-baixista da Brasil Papaya que fez parte da gravação do primeiro e segundo CDs; e Marcos Rocha, o inconfundível piano jazz de um dos músicos mais requisitados de Santa Catarina.
É engraçado, mas eu não consigo sentir que se passaram 25 anos, porque o objetivo continua o mesmo durante estas duas décadas. A banda quando iniciou as atividades procurava tornar a música instrumental mais popular e continuamos nesta luta até hoje. O caminho musical já foi aberto, era um pouco mais complicado antes, mas ao longo deste tempo de atividade fomos conquistando nosso objetivo aos poucos… Tanto que chegamos a tocar no Rock in Rio com Steve Vai e a Camerata Florianópolis apenas música instrumental para um público de mais 90 mil pessoas e televisionado para o mundo inteiro. Um momento intangível se fosse imaginado anos atrás.
O quê: 25 Anos Brasil Papaya & ConvidadosQuando: 17/10, 20h30Onde: Teatro Ademir Rosa, av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica, FlorianópolisQuanto: De R$ 28 a R$ 56