Brasil Papaya comemora 25 anos de música autoral e instrumental

Show de 25 anos terá no repertório músicas da banda e uma mistura de sonoridades, como ritmos turcos, jazz tradicional e até o Clube da Esquina – Foto: Toia Oliveira/Divulgação/ND

A Brasil Papaya construiu uma referência para a música produzida em Florianópolis. A banda formada por Dudu Pimentel (guitarras, guitarra fretless, cavaquinho e violões); Renato Pimentel (guitarras e violões); Baba Jr (baixo, U-bass e baixo acústico); Ginho Bernardes (bateria e percussão) fez o caminho instrumental e autoral e chega aos 25 anos resistindo nessa arena.

Nesta quinta-feira (17), a banda sobe ao palco para comemorar essa história, que inclui dois CDs, um DVD, um show no Rock in Rio ao lado guitarrista norte-americano Steve Vai e da Camerata Florianópolis, além de muitas outras participações. “A Brasil Papaya sempre transitou entre vários estilos musicais e isso nos possibilitou a tocar em diferentes palcos. Já tocamos em festivais de jazz, de heavy metal, de blues e com isso fizemos grandes amigos músicos”, conta o guitarrista Renato Pimentel.

Tocaremos músicas dos dois CDs gravados pela banda e também novas experiências musicais. Nós sempre procuramos não estagnar no caminho musical, sempre buscamos ir além. Nossa identidade musical é muito forte, não temos como fugir dela, mas podemos acrescentar, somar, aprender, adaptar novos ritmos e concepções musicais, e isso nos faz trazer coisas novas de um jeito diferente. No primeiro CD, flertamos o rock/heavy metal com baião, com chorinho, com blues e no segundo CD já incorporamos o tango, samba, o chamamé entre outros ritmos sempre mesclado ao rock.Neste show apresentaremos além do rock instrumental, conhecido da banda, a mistura com ritmos turcos, com o jazz tradicional e, inclusive, com a música brasileira do Clube da Esquina, numa versão instrumental da canção “Certas Canções”, de Tunai, que ficou famosa na voz de Milton Nascimento.

Leia também  Pedro Mariano recorda Elis em DVD com orquestra: "Desafiador"

No primeiro CD, flertamos o rock/heavy metal com baião, com chorinho, com blues e no segundo CD já incorporamos o tango, samba, o chamamé entre outros ritmos sempre mesclado ao rock.

Não apresentaremos músicas autorais novas, mas todas as músicas do repertório autoral com novos detalhes e roupagens. E versões bem especiais de algumas músicas, que normalmente não seriam associadas ao repertório da Brasil Papaya.

Sim, o show terá várias participações especiais. Com este passeio por diferentes culturas musicais aproveitamos para convidar grandes amigos músicos para celebrar estes 25 anos. Vamos ter a participação de “Frank Solari”, o fenomenal guitarrista, arranjador e produtor musical gaúcho, ele foi o primeiro guitarrista brasileiro a ter reconhecimento na mídia internacional especializada; SC BRASS Quintet, quinteto de metais formado por João “Big John” Geraldo, Leandro Rizzatti, Rodrigo Peres, Arthur Fernandes e Bogdan Antoane; Trio Ponteio, grupo de Folklore sul-americano que conta com a gaita ponto de Marcos Gaitero, a flauta transversa e canto de Cristian Faig e com o violão de Dudu Pimentel, da Brasil Papaya; Adriano Baga Rotini, ex-baixista da Brasil Papaya que fez parte da gravação do primeiro e segundo CDs; e Marcos Rocha, o inconfundível piano jazz de um dos músicos mais requisitados de Santa Catarina.

É engraçado, mas eu não consigo sentir que se passaram 25 anos, porque o objetivo continua o mesmo durante estas duas décadas. A banda quando iniciou as atividades procurava tornar a música instrumental mais popular e continuamos nesta luta até hoje. O caminho musical já foi aberto, era um pouco mais complicado antes, mas ao longo deste tempo de atividade fomos conquistando nosso objetivo aos poucos… Tanto que chegamos a tocar no Rock in Rio com Steve Vai e a Camerata Florianópolis apenas música instrumental para um público de mais 90 mil pessoas e televisionado para o mundo inteiro. Um momento intangível se fosse imaginado anos atrás.

Leia também  'Abençoa Manaus' traz grandes nomes da música gospel para Manaus

O quê: 25 Anos Brasil Papaya & ConvidadosQuando: 17/10, 20h30Onde: Teatro Ademir Rosa, av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica, FlorianópolisQuanto: De R$ 28 a R$ 56