Dino Verdade é um apaixonado pela música. Tanto que decidiu não só ouvir os álbuns de suas bandas favoritas – Iron Maiden, para ele, é a primeira da lista – mas viver de música. Ele é o fundador da Bateras Beat Music School, uma rede de escolas de música que conta com 42 unidades espalhadas por cinco países.

A empresa é uma das expositoras da Feira do Empreendedor 2019 Sebrae-SP. O evento ocorre até a próxima terça-feira (8/10) e conta com 2,5 mil atividades. A entrada é gratuita.

Tudo começou quando ele tinha apenas 12 anos. Na época, Dino começou a estudar piano. Em seguida, migrou para o violão. Até que, em 1985, encontrou sua grande paixão: a bateria. “Foi no primeiro Rock In Rio. Quando vi as bandas tocarem, eu pirei na batera!”

Mas não era fácil aprender bateria naquela época, conta Dino. Pela necessidade de isolamentos acústicos e portas especiais, as instalações necessárias para manter um curso do instrumento se tornavam muito caras. “A bateria era marginalizada nas escolas de música. Ninguém queria investir”, diz.

Foi então que ele decidiu fazer diferente: faria a sua própria escola de música, com sua própria metodologia. E deu certo. Dino destaca o foco em construir uma boa infraestrutura para o espaço como um dos fatores determinantes para o sucesso do negócio.

Outro ponto forte destacado pelo músico é a metodologia usada nas aulas. No início, a Bateras Beat Music School dá uma atenção especial para a prática do instrumento – segundo ele, a concorrência foca muito na teoria. Dessa forma, os alunos começam a tocar mais rapidamente e, portanto, se sentem estimulados em se aprofundar na teoria musical.

O sucesso foi tanto que o negócio se espalhou para o exterior. Começando pela Itália, a Bateras Beat agora conta com unidades nos Estados Unidos, na Argentina e até mesmo na China.

Aulas para crianças?De acordo com Dino, a Bateras sempre atendeu um público jovem. Em 2018, no entanto,  eles decidiu atingir um público ainda mais jovem. Foi em agosto daquele ano que a unidade piloto da Bateras Kids Music School era inaugurada.

O lugar conta com ambientes personalizados de acordo com a faixa etária da criança. Lá, crianças desde os 4 meses de idade já começam a ser introduzidos ao mundo musical. “Começamos dando aulas de musicalização, de forma que essas crianças já conheçam a música desde cedo.”

Conforme crescem, cursos de instrumentos específicos, como violino, ukulelê, violão e contrabaixo, também são introduzidos à rotina dos pequenos. Dino conta que todo esse processo foi acompanhado com o devido acompanhamento pedagógico de especialistas.

O empreendedor também buscou embasamento em diversos estudos científicos, como o realizado pelo psicólogo Steve Pinker, da Universidade Harvard. Tais pesquisas revelaram que o aprendizado musical tem efeitos benéficos ao cérebro da criança. Dentre eles, estão a potencialização da criatividade, aumento na concentração e melhor percepção matemática.

Grande parte das aulas são feitas em grupo. Segundo Dino, isso faz com que as crianças saiam da escola com mais autoconfiança e com melhores habilidades sociais.

O Bateras Kids foi lançado oficialmente para novos franqueados na Feira do Empreendedor 2019 Sebrae-SP. Para quem quiser investir, o capital para instalação de uma unidade vai de R$ 170 mil até R$ 250 mil. São cobradas taxas de royalties que variam entre R$ 800 e R$ 1,2 mil mensais.

Dino vê essa nova fase dos negócios com otimismo. O Bateras faturou R$ 12 milhões no período entre junho de 2018 até o mesmo mês de 2019. A expectativa é que, em 2020, esse número alcance até a faixa de R$ 18 milhões.