Em mais uma edição da Panorama Mobile Time/Opinion Box brasileiros comentaram sua relação com aplicativos mensageiros — em especial, o WhatsApp. Já presente em cerca de 99% dos celulares dos entrevistados, o WhatsApp está no caminho de se tornar um “super-app”; mas será que os brasileiros se cansaram dele?

Surpreendentemente, não. A maior parte dos participantes dizem passar o tempo necessário no mensageiro do Facebook. Esses 68% de 2.072 brasileiros com mais de 16 anos de idade não mudariam seus hábitos e possuem uma boa relação com o WhatsApp. Enquanto isso, 24% deles se mostraram insatisfeitos com o tempo que passam com o aplicativo, uma vez que acreditam gastar tempo demais com o aplicativo.

13% dos usuários ativos do mensageiro pensam em repensar sua relação com o mensageiro e reduzir o tempo gasto no aplicativo. A maioria deles pensa em acessá-lo com menos frequência e metade deles pretende silenciar grupos.

O mesmo levantamento constatou que o WhatsApp está presente em 99% dos celulares brasileiros — uma liderança sólida, considerando que apenas 0,3% dos entrevistados considera desinstalar o aplicativo.

O Facebook já revelou planos para lançar um serviço de pagamento integrado ao WhatsApp, o WhatsApp Payments. Para utilizá-lo, o usuário precisaria cadastrar seu cartão de crédito no aplicativo e poderia fazer compras diretamente no app.

Apesar de estar em período de testes, a pesquisa já adiantou e perguntou a opinião dos entrevistados sobre a ferramenta. Cerca de 61% dos brasileiros desejam utilizar o mensageiro para compras; mas 47% deles prefeririam criar uma conta bancária digital no próprio WhatsApp, ao invés de associar seu cartão de crédito.

Comentários