"Estou de máscara porque uma das pessoas que veio no meu voo desceu em São Paulo, fez exames e deu positivo. Não tem o resultado do meu ainda. Estão dizendo que deu negativo. Tomara que esta fake news seja verdade", afirmou.

Devido ao teste positivo de Wajngarten, os integrantes da comitiva – inclusive Bolsonaro, a primeira-dama Michelle e familiares do presidente – se submeteram ao teste para identificação do coronavírus.

"Ela foi colocar uma máscara apropriada porque eu continuo como suspeito. Uma das pessoas que veio no avião conosco já deu negativo. Espero que todo mundo deu negativo também e que o positivo fique só com o Fábio, que está lá em São Paulo de quarentena em casa. E está bem", afirmou.

O ministro Luiz Henrique Mandetta disse que o objetivo foi mostrar como é um atendimento médico. "Quem está olhando a gente de máscara aqui é para a gente mostrar como que as pessoas, por exemplo, se você for no médico, ele vai atender com uma máscara como esta", declarou.

De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, o presidente, o ministro e a intérprete fizeram durante a transmissão ao vivo "uma proteção equivalente a um profissional de saúde em atendimento a um paciente suspeito".

"O ministro e a intérprete fazem uma proteção equivalente a um profissional de saúde em atendimento a um paciente suspeito, conforme relatado durante a própria live. Eles usam máscaras N95, enquanto o paciente utiliza a máscara cirúrgica. O mesmo protocolo de segurança foi publicado e utilizado na Operação Regresso, de repatriação de brasileiros da China", afirmou o secretário.

Se você está saudável, só precisa usar a máscara quando estiver cuidando de alguém com suspeita de infecção pelo SARSCov-2.Use a máscara se você estiver tossindo ou espirrando.Máscaras só são efetivas se forem combinadas à lavagem frequente de mãos com álcool gel ou água e sabão.Se você usa a máscara, deve saber como usá-la e descartá-la corretamente.Antes de colocar a máscara, lave as mãos com álcool gel ou água e sabão.Cubra o nariz e a boca com a máscara, e certifique-se de que não há espaços abertos entre o rosto e a máscara.Evite tocar a máscara durante o uso; se o fizer, limpe as mãos com álcool gel ou água e sabão.Substitua a máscara por uma nova assim que a primeira estiver úmida, e não reutilize máscaras de uso único.Para remover a máscara: retire-a por trás (não toque a parte frontal da máscara); descarte imediatamente em uma lixeira fechada; limpe as mãos com álcool gel ou água e sabão.

Comentários