O item são duas pequenas imagens, sendo uma de Nossa Senhora e a outra do Sagrado Coração de Jesus Cristo; dentro da religião cristã, o objeto é considerado sagrado e com extremo poder de proteção.

Antes de ser usado, o escapulário deve ser abençoado por um sacerdote, para que assim se tenha a proteção da santa o tempo todo. Além do objeto, você também pode rezar uma oração de Nossa Senhora do Carmo para ter suprema proteção e para estar sempre sendo guiado(a) pelos bons caminhos da fé.

No século XII, um grupo de eremitas se formou no Monte Carmelo, na Palestina, para viverem com um estilo de vida simples. A Ordem dos Carmelitas foi criada para demonstrar o amor e devoção à Virgem Maria e, por causa do nome do local, os eremitas construíram uma capela dedicada a Nossa Senhora do Carmo. 

Em um momento de perseguições aos cristãos, São Simão, que foi eleito o superior da Ordem, estava rezando para Nossa Senhora, pedindo por sua ajuda. A oração que ele fazia para a santa e ainda é feita pelos carmelitas é: “Flor do Carmelo, vide florida. Esplendor do Céu. Virgem Mãe incomparável. Doce Mãe, mas sempre virgem. Sede propícia aos carmelitas. Ó Estrela do mar”.

Durante a oração, um grande milagre aconteceu para dar um novo rumo para a Ordem dos Carmelitas, Nossa Senhora, com vários anjos ao seu redor, apareceu para Simão e disse: “Recebe, meu filho, este escapulário da tua Ordem, que será o penhor do privilégio que eu alcancei para ti e para todos os filhos do Carmo. Todo o que morrer com este escapulário será preservado do fogo eterno”.

O escapulário, do latim “scapulas” significa ombro e, atualmente, é feito a partir de diversos materiais, mas sempre contendo uma imagem de Nossa Senhora do Carmo e uma do Sagrado Coração de Jesus. Nossa Senhora promete proteger quem usá-lo de dia e de noite e rezar a sua oração.

Quando os carmelitas foram expulsos de Israel, eles puderam levar a devoção a Nossa Senhora do Carmo para diversas regiões do mundo – é possível encontrar capelas e catedrais que levam o nome da santa, até mesmo na América Latina. Isso porque após a aparição de Nossa Senhora, tanto sua imagem quanto a Ordem dos Carmelitas ganhou grande destaque e, por isso, continuam fortes até os dias atuais.

“Ó bendita e imaculada Virgem Maria, honra e esplendor do Carmelo! Vós que olhais com especial bondade para quem trás o vosso bendito escapulário, olhai para mim benignamente e cobri-me com o manto de vossa maternal proteção. Fortificai minha fraqueza com o vosso poder, iluminai as trevas do meu espírito com a vossa sabedoria, aumentai em mim a fé, a esperança e a caridade. Ornai minha alma com a graça e as virtudes que a tornem agradável ao vosso divino filho. Assisti-me durante a vida, consolai-me na hora da morte com a vossa amável presença e apresentai-me à santíssima trindade como vosso filho e servo dedicado; e lá do céu, eu quero louvar-vos e bendizer-vos por toda a eternidade. Nossa Senhora do Carmo libertai as benditas almas do purgatório. Amém.” (Reze três Ave-Marias e três Glórias ao Pai)”

“Ó virgem bem-aventurada do Monte Carmelo, mãe de misericórdia, que tanto amais os vossos filhos, nós vos agradecemos todas as demonstrações de amor que nos destes, em particular o dom do escapulário, sinal da vossa maternal predileção e sinal de salvação eterna. Nós vos suplicamos que nos ajudeis a viver como vossos verdadeiros filhos, fiéis ao espírito de oração, prontos a seguir o vosso exemplo e a viver plenamente o evangelho de nosso salvador Jesus Cristo, para podermos chegar convosco à luz e à glória do céu. Amém.”

“Senhora do Carmo, com todos os nossos pecados, queremos que nos permita fazer uma aliança com a senhora, pois temos procurado seguir as palavras de Cristo, cumprir nossa missão aqui na terra, auxiliar nossas famílias, amparar nossos negócios, trabalhar dentro da verdade, da honestidade e que, mesmo com dificuldades, não deixamos de ser responsáveis, mas infelizmente, não estamos tendo forças, ânimo, poder físico nem mental, para enfrentar os vandalismos, os roubos, os assaltos, os impostos altíssimos, as inadimplências, os desocupados que quebram nossos patrimônios e destroem as nossas esperanças. Nossa Senhora do Carmo, sentimos que podemos contar com a senhora para que enriqueça os nossos corações de paz, confiança e acolhimento. Assim seja!”

“Mãe pura e iluminada, de profunda devoção a todos os fiéis que a recorreram e recorrem. Jamais desamparou um cristão sequer que usasse um escapulário dado por suas mãos, em época que se escondiam dos muçulmanos, vindos da terra santa. Digníssima mãe de Cristo, que a tantos orientou e ajudou, oriente-nos a nunca deixar de ter fé e acreditar que a senhora pode interceder por nós nas horas difíceis. Nossa Senhora do Carmo, abençoa-nos, pois a partir de agora usaremos um escapulário para ter nosso corpo e nossa alma livres de todo mal que possa nos acometer. Não nos desviais do bom caminho. Salvai-nos e dai-nos a sua força inspiradora. Assim seja!”

Comentários