Diferentemente dos outros líderes, que entraram diretamente em seus veículos, Bolsonaro acenou para o público do lado de fora, que estava isolado por barreiras de metal. Ele foi aplaudido por muitos e vaiado por alguns.

A cerimônia de posse de Lacalle Pou teve a presença de congressistas, ministros e outros chefes de Estado —o rei Felipe da Espanha, Mario Abdo Benítez (Paraguai) e Sebastián Piñera (Chile)—, além da  mulher, dos filhos e do pai de Lacalle Pou, o ex-presidente Luis Alberto Lacalle.  

Em seu discurso, o novo chefe de Estado uruguaio elogiou o fato de que desde a redemocratização do país, em 1985, “todos os presidentes terminaram seus mandatos e transmitiram o poder de modo democrático”.

Lacalle Pou, 46, do tradicional Partido Nacional, disse não querer que sua posse seja lembrada pela “troca de uma metade pela outra da sociedade”, em alusão ao fato de a Frente Ampla passar para a oposição pela primeira vez em 15 anos.

Após discursar aos legisladores, Lacalle Pou se dirigiu à praça Independência em um Ford V8 de 1937, que pertencia ao seu bisavô Luis Alberto de Herrera, um líder histórico do Partido Nacional.

Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!

Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 120 colunistas. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?

Leia também  Portugal vence o Azerbaijão com gol contra e atuação apagada de CR7

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.

close

🤞 Não perca nada!

Assine nossa newsletter e receba novidades e ofertas exclusivas!

Comentários

Você não precisa sofrer pra fazer dieta.

Conheça o Desafio 19 dias!