A decisão do Gauchão já tem datas marcadas, mas os torcedores de Caxias e Grêmio ficarão na expectativa do título por três semanas. A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) confirmou a realização de duas partidas, nos dias 26 e 30 de agosto. O jogo de ida será disputado no Centenário, em Caxias do Sul, às 21h30, e a partida derradeira na Arena, em Porto Alegre, às 16h.

A reunião ocorrida pela parte da manhã desta quinta já tinha encaminhado a fórmula para a final, já que não houve acordo para a mudança para jogo único. O Caxias preferia que os jogos ocorressem em 9 e 26 de agosto, mas não houve margem para mudar a estreia gremista no Brasileirão, já que seria o primeiro jogo e não a grande final.

– Por fim, a Federação esclarece que, em cumprimento ao que foi estabelecido pela CBF, a data de 9 de agosto só poderia ser utilizada para o Gauchão Ipiranga 2020 caso fosse a partida definidora do campeão estadual – diz trecho da nota divulgada pela federação.

O Tricolor, aliás, após a vitória por 2 a 0 sobre o Inter, que confirmou o título do segundo turno e assegurou vaga à decisão do estadual, já tratava as duas datas como encaminhadas.

— A intenção do Grêmio é pelo regulamento, de fazer a final em dois jogos, já externada ao presidente da Federação Gaúcha de Futebol. Preliminarmente, está havendo um acordo com a CBF para que os jogos sejam em 26 e 29 de agosto (30, na verdade) — disse o vice de futebol, Paulo Luz.

O Grêmio tem estreia no Brasileirão marcada para o próximo domingo, às 19h, na Arena, contra o Fluminense. Na data do segundo jogo, enfrentaria o Goiás no seu estádio, mas a partida será remarcada pela CBF. O Grená, por sua vez, inicia a disputa da Série D somente em 19 de setembro.

Na semana do dia 26, o calendário aponta para jogos da Copa do Brasil. O Caxias já foi eliminado, e o Grêmio só entrará na disputa mais à frente, nas oitavas de final. Ou seja, não haveria impeditivo para a realização de uma das partidas nessa data.

Comentários