Chadwick Boseman, o intérprete do Pantera Negra no Universo Cinematográfico Marvel, faleceu precocemente na última sexta-feira (28) após uma batalha de quatro anos contra o câncer de cólon. O ator deixou o filme póstumo, Ma Rainey’s Black Bottom, ainda inédito. No entanto, Boseman já estava confirmado em Pantera Negra 2, onde reprisaria o papel de T’Challa.

Enquanto não sabemos se a Marvel vai reescalar o papel do rei de Wakanda ou se vai seguir alguma das outras versões dos quadrinhos — que trazem outros personagens assumindo manto do Pantera (alô, Shuri) — que tal relembrar o que estava confirmado, até agora, no filme do herói?

Pantera Negra 2 está nos estágios iniciais de desenvolvimento, mas com a pandemia do coronavírus, ainda não havia começado efetivamente a ser produzido. Agora, com a morte de Chadwick Boseman, o futuro do filme ainda é desconhecido.

Na convenção D23 de 2019, o presidente da Marvel Studios, Kevin Feige, subiu ao palco para anunciar a data de estreia da produção, posteriormente adiada por causa da pandemia, como a maioria dos filmes da Marvel. O filme chegará aos cinemas em maio de 2022 e fará parte da Fase 5 do Universo Cinematográfico Marvel, já que a Fase Quatro será encerrada em novembro de 2021 com o lançamento de Thor: Love and Thunder.

Novamente dirigido e roteirizado por Ryan Coogler, Pantera Negra 2 provavelmente será ambientado em um universo Marvel muito diferente do primeiro, graças aos eventos tanto do filme original quanto de Vingadores: Ultimato.

Não dá para negar que Chadwick Boseman deixou um legado mundial ao interpretar Pantera Negra, primeiro super-herói negro do Universo Cinematográfico Marvel, filme que entregou representatividade e rendeu três estatuetas do Oscar para o estúdio. No entanto, estamos falando de negócios e é improvável que a Marvel vá cancelar o filme. Fica a questão se o protagonista será reescalado ou se o falecimento do ator será considerada a morte do personagem e outro herói vá assumir o manto do Pantera Negra.

Vale lembrar que a reescalação não é algo novo no Universo Cinematográfico Marvel. Mark Ruffalo foi substituido por Edward Norton como Hulk e Don Cheadle assumiu o papel de Terrence Howard como Máquina de Combate. Porém, nesta situação sem precedentes, muitos fãs usaram as redes sociais para pedir que a Marvel não contrate outro ator para viver T’Challa.

Era previsto que quase todo o elenco de Pantera Negra retornasse para a sequência. Os atores e seus personagens incluem Lupita Nyong’o (Nakia), Danai Gurira (Okoye), Letitia Wright (Shuri), Winston Duke (M’Baku), Daniel Kaluuya (W’Kabi), além de Martin Freeman como agente da CIA Everett K. Ross.

Especulações anteriores sugeriram que a cantora Beyoncé também se unisse ao elenco, assim como Donald Glover, que trabalhou anteriores em projetos da Disney como Han Solo: Uma História Star Wars e O Rei Leão (ao lado de Beyoncé). Ele também esteve em Homem-Aranha: De Volta ao Lar vivendo um criminoso que Peter Parker (Tom Holland) encontrou durante uma de suas primeiras aventuras. Será que ele poderia voltar a interpretar o mesmo personagem?

Ainda existe a possibilidade de que Chadwick Boseman volte a ser visto como T’Challa na série inédita What If…?. Programado para estrear em 2021 no Disney+, a série explora o que poderia ter acontecido se momentos importantes na história da Marvel fossem diferentes. Foi anunciado anteriormente que essencialmente todos os principais atores do UCM emprestarão suas vozes para a série de antologia animada, mas não está claro no momento se Boseman já gravou sua parte.

Comentários