Uma corrida completamente inédita para a Fórmula 1. As 87 voltas do GP de Sakhir, disputado pela primeira vez no anel externo do Circuito Internacional do Barein, serão um desafio para pilotos e equipes em uma prova totalmente noturna. A pole é de Valtteri Bottas, apenas 26 milésimos melhor que o companheiro George Russell, o segundo no grid, que corre na vaga do heptacampeão Lewis Hamilton, que testou positivo para a Covid-19. A largada promete ser muito interessante, com o espaço de quase 400 metros entre a pole e a curva 1. Outro detalhe: o sempre agressivo Max Verstappen, com a RBR, sai em terceiro, pelo lado limpo. Será mais um fator nesse início de corrida.

2 de 7 O grid de largada para o GP de Sakhir — Foto: FOM

O grid de largada para o GP de Sakhir — Foto: FOM

Quer saber o que pode ocorrer em termos de estratégia no GP? O Voando Baixo vai te ajudar a entender as possíveis táticas para a prova, que terá largada às 14h10 (de Brasília) deste domingo, com transmissão ao vivo do SporTV 2 e pré-hora a partir de 13h30. Eu estarei nos comentários ao lado de Luciano Burti, com narração de Sergio Mauricio, e reportagens de Mariana Becker. A TV Globo mostra o VT da prova logo após o Domingo Maior.

3 de 7 Janelas de pit stops previstas para a corrida deste domingo, o GP de Sakhir — Foto: FOM

Janelas de pit stops previstas para a corrida deste domingo, o GP de Sakhir — Foto: FOM

No gráfico acima, vemos as possíveis janelas de pit stops. Entre os dez primeiros, apenas Valtteri Bottas e George Russel largam com os médios. De acordo com a FOM, para quem fizer essa estratégia, a janela para a parada começará na volta 15 e durará até a 25, ainda no início da longa corrida. Neste caso, o ideal seria fazer o trecho intermediário com os duros e encerrar a prova com mais um jogo de médios. Já para quem começar de macios, a troca deverá ser feita entre a 19 e a 29. Depois, um stint de duros e encerrando com os médios. Tudo isso, claro, nas condições ideais. Se o safety car entrar perto ou durante a janela, tudo isso pode ser modificado. Em uma prova no anel externo, será um fator que deverá estar presente em algum momento.

Leia também  Paulo Gustavo não morreu: irmã do ator faz apelo

Previsões de estratégias para o GP de Sakhir

4 de 7 Previsão de queda de desempenho dos compostos de pneus na corrida deste domingo — Foto: FOM

Previsão de queda de desempenho dos compostos de pneus na corrida deste domingo — Foto: FOM

À noite, a corrida deste domingo não será afetada pelo calor, mas o asfalto abrasivo de Sakhir vai ser um problema. Em termos de desempenho, na imagem acima vemos que o pneu macio perde rendimento mais acentuadamente com 10 voltas. O médio tem um comportamento parecido, mas dura um pouco mais, por volta de 15; e o duro tem uma curva bem parecida com o do médio, inclusive com um desempenho pior nas voltas finais de sua vida útil.

Desempenho previsto dos pneus de pista seca no GP de Sakhir

No gráfico abaixo, temos os pneus disponíveis para cada carro, sempre em caso de pista seca. Bottas e Russell estão em igualdade de condições para a corrida, com dois jogos de macios usados, três usados de médios e um de duros novos. Já Verstappen, que sai com os macios, tem três jogos de macios usados, um médio novo e um usado, e um de duros novos. Estratégias diferentes para Mercedes e RBR.

5 de 7 Pneus disponíveis para cada carro no GP de Sakhir, estimativas de tempo perdido no pit lane e previsão do tempo — Foto: FOM

Pneus disponíveis para cada carro no GP de Sakhir, estimativas de tempo perdido no pit lane e previsão do tempo — Foto: FOM

Outro detalhe: o anel externo do Circuito Internacional do Barein tem trechos bem apertados, principalmente no trecho inédito da pista. Ou seja, o trânsito dos retardatários é uma certeza em vários momentos da prova. Além disso, o risco de se ter a corrida neutralizada com o carro de segurança é grande. É bom ficar de olho, porque o tempo perdido no pit lane em bandeira verde é de quase metade de uma volta. Além disso, a perda com o safety car na pista é menor – são três segundos a menos.

Leia também  Auxílio emergencial negado: prazo termina hoje
6 de 7 Pneus disponíveis para cada piloto no GP de Sakhir de Fórmula 1 — Foto: Pirelli

Pneus disponíveis para cada piloto no GP de Sakhir de Fórmula 1 — Foto: Pirelli

7 de 7 Perfil Rafael Lopes — Foto: Editoria de Arte/GloboEsporte.com

Perfil Rafael Lopes — Foto: Editoria de Arte/GloboEsporte.com

close

🤞 Não perca nada!

Assine nossa newsletter e receba novidades e ofertas exclusivas!

Comentários

Você não precisa sofrer pra fazer dieta.

entre para o Desafio 19 dias