Se não está a incluir beringela na sua refeição, está a perder um ótimo aliado. Este alimento, muitas vezes esquecido, pode mesmo ajudar a emagrecer.

“É uma alternativa pouco calórica e rica em vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do nosso organismo. Além disso, é versátil, podendo ser consumida de diversas formas”, revela à NiT a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo.

Mas vamos voltar à sua utilidade para perder peso. Para ter noção, 100 gramas deste alimento significam apenas 25 calorias. Mas este não é o único benefício.

Segundo a especialista, o alimento é também muito rico em fibra. Ou seja, promove a saciedade, ajudando a controlar a fome. E mais: pode ajudar na eliminação de gordura.

De acordo com a autora do blogue “Manias de Uma Dietista“, há mais três razões para incluirmos beringela no nosso dia a dia. Por exemplo, algumas investigações indicam que o sumo de beringela pode contribuir para a redução dos níveis de colesterol.

Além disso, devido à fibra e aos polifenóis (substâncias antioxidantes) presentes na sua composição, pode ajudar a controlar o açúcar no sangue.

“Outros estudos referem ainda que alguns tipos de flavonoides presentes neste alimento, nomeadamente as antocianinas, podem ajudar a reduzir a pressão arterial.”