Se continua a ignorar a beringela quando vai ao supermercado, é melhor dar mais atenção a este fruto — sim, tal como o tomate, a beringela é um fruto e não um legume. Designações à parte, já muita gente sabe que este alimento é um ótimo aliado contra o colesterol alto e a diabetes, mas há mais: o seu consumo ajuda a emagrecer.

Além de saboroso e saudável, este fruto é super versátil e combina perfeitamente com os mais diferentes tipos de pratos. Rica em vitamina A e fibras que ajudam ao bom funcionamento do intestino, a beringela também é fonte de antioxidantes, manganésio, potássio, cobre, vitamina K, vitamina C e vitamina B6.

Em termos calóricos, 100 gramas deste alimento possuem apenas 25 calorias e por ser rico em fibras melhora o trânsito intestinal, promove a saciedade e controla mais o apetite. A longo prazo, todas estas características são muito positivas para a perda de peso eficaz e estão a conquistar os influenciadores do mundo fitness.

Beber a água da beringela também é muito recomendado. Isto porque quando cortada aos pedaços, sem casca e deixada de molho em água durante a noite, ela liberta a saponina — uma substância que contém todas as vitaminas e minerais citamos acima.

Há estudos que indicam que devido às fibras e aos polifenóis (substâncias antioxidantes) presentes na sua composição, este alimento também pode ajudar a controlar o açúcar no sangue. 

“Outros estudos referem ainda que alguns tipos de flavonoides presentes neste alimento, nomeadamente as antocianinas, podem ajudar a reduzir a pressão arterial”, explica a nutricionista do blogue “Manias de Uma Dietista“, Bárbara de Almeida Araújo.

As beringelas contêm a forma mais saudável dos hidratos de carbono e em baixa percentagem, por isso são a fonte ideal para quem quer entrar em forma ou apenas manter uma alimentação equilibrada.