As receitas de água estão cada vez mais nada moda e há duas razões simples para isso: são rápidas de preparar e vistas como aliadas no processo de perda de peso. Resultado: há novas versões todos os dias. Uma das mais faladas neste momento é composta por apenas dois ingredientes.

Antes de revelarmos quais são, e apesar dos testemunhos que existem sobre a eficácia desta combinação, há uma coisa de que deve lembrar-se que não existem milagres sem esforço. A ação isolada de uma receita não vai fazer com que os quilos a mais desapareçam. É preciso manter uma alimentação completa e equilibrada todos os dias, assim como praticar atividade física, para conseguir resultados duradouros.

Agora que já sabe que esta tendência é apenas uma ajuda extra, pode tomar nota dos dois alimentos de que vai precisar: água e linhaça — sim, é tão simples quanto isto.

O primeiro ingrediente dispensa apresentações, mas vale sempre a pena recordar os seus benefícios para a saúde e também para quem quer emagrecer. Manter o corpo hidratado ajuda a controlar a pressão sanguínea, previne cãibras, limpa o organismo e melhora o funcionamento do intestino e a absorção de vitaminas. Ou seja, só coisas boas.

No que diz respeito ao segundo caso, de acordo com a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, “o hipotálamo regula a fome e a sede e, às vezes, o nosso cérebro confunde as duas sensações. Da próxima vez que sentir fome, beba um copo de água e espere, pelo menos, 20 minutos. Se continuar com fome é porque deve comer qualquer coisa. Caso contrário, o organismo necessitava de água”.

No entanto, a linhaça é a grande protagonista desta mistura. É que esta semente do linho, que pertence à família Linaceae, é rica em ómega três e seis, pelo que é uma ótima aliada para baixar o colesterol. Também melhora o sono, promove o bom humor e diminui a irritabilidade, ansiedade e a depressão. Bónus: funciona como anti-inflamatório.

A vantagem para o processo de perda de peso está no seu valor nutricional: apenas 28 gramas desta semente contêm 7,6 gramas de fibra. Como são fibras solúveis, significa que se trata de um alimento que “ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e provoca uma sensação de saciedade prolongada”, como diz a também autora do blogue “Manias de Uma Dietista”.

Como já vimos, esta nova receita de água pode realmente ajudar a perder o excesso de peso, caso esteja incluída num estilo de vida saudável. Saiba como se prepara esta versão.

Antes de ir dormir, ferva a água numa panela. Desligue o lume e adicione as sementes de linhaça. Depois, deixe descansar durante 12 horas. O resultado será uma espécie de gelatina viscosa e espessa que pode beber no dia seguinte.

Porém, não significa que seja uma boa adição à dieta de todas as pessoas. Pergunte ao seu nutricionista se faz sentido incluir esta bebida no plano alimentar.