Se costuma ler os artigos sobre alimentação saudável da NiT, já sabe que este ingrediente inesperado funciona para muitas receitas diferentes. Empadão, tortilha, bolacha, bolo e pizza são apenas algumas delas, mas o sumo de batata doce é a grande novidade.

O alimento tem inúmeros benefícios para saúde e um dos principais é a perda de peso. Por ser um hidrato de carbono com baixo índice glicémico, mantém os níveis de açúcar no sangue estáveis durante mais tempo e aumenta a sensação de saciedade ao longo do dia.

Além disso, a batata doce não promove a acumulação de gordura, previne o aparecimento da diabetes e melhora a função cerebral e a visão. É uma ótima opção para beber antes do treino porque ajuda no rendimento e na performance física no ginásio.

Por ser fonte de potássio — um mineral importante na construção da massa muscular — exerce um grande papel no controlo muscular e na função nervosa, e ainda contém betacaroteno e vitamina E.

Como também apresenta um efeito anti-inflamatório, o sumo deste tubérculo pode ser utilizado por pessoas que possuem quadros de reumatismo. E por ser rica em fibras, este tipo de batata ajuda a flora intestinal a funcionar corretamente. 

— 100 gramas de batata doce (pode ser descascada ou não);
— 300 mililitros de água fresca;
— uma colher de chá de mel (opcional para adoçar).

Lave a batata doce, descasque (se preferir), coloque dentro de uma panela com água e deixe cozinhar. Deixe que arrefeça e junte os 300 mililitros de água e as batatas já cozidas no liquidificador. Bata tudo e, no final, se achar que o sumo ainda está muito espesso, adicione um pouco de água e bata novamente. Caso ache necessário, adoce com uma colher de mel. O ideal é beber imediatamente. 

Existem mais cinco bebidas que se tornaram famosas por ajudarem a emagrecer e que pode fazer em casa. Carregue na galeria para descobrir quais são.