A temporada de premiações está chegando ao fim! Neste domingo (9) acontece a 92ª edição do Oscar, o prêmio mais aclamado da indústria do cinema. O evento, que rola no Dolby Theatre em Los Angeles, EUA, vai contar com a presença de muitas celebridades e, claro, polêmicas também. Aqui a gente conta tudo o que você precisa saber sobre a premiação!

Desde o ano passado, depois que Kevin Hart havia sido anunciado como o host, mas teve seu papel cancelado após a revelação de alguns tuítes homofóbicos seus, o Oscar não tem um apresentador responsável por comandar todo o evento. Assim como aconteceu na última edição, a premiação contará com a presença de diversos artistas que anunciarão apenas os vencedores de cada categoria. Na lista de 2020, encontramos nomes como Mahershala Ali, Olivia Colman, Regina King e Rami Malek, que levaram troféus para a casa no ano anterior, e também Timothée Chalamet, Gal Gadot, Mindy Kaling, Mark Ruffalo, Kristen Wiig, James Corden, Penélope Cruz, Shia LaBeouf, Keanu Reeves, Maya Rudolph, Brie Larson, Spike Lee, Rebel Wilson, Jane Fonda, Josh Gad, Tom Hanks, Sandra Oh, Natalie Portman, Chris Rock e muitos outros.

Como é de costume, o Oscar sempre traz performances dos artistas que estão indicados ao prêmio de Melhor Canção Original. Neste ano, os fãs de Frozen 2 podem comemorar, porque Idina Menzel e Aurora prometem uma apresentação bapho de Into the Unknown.

Cynthia Erivo, que também está indicada a Melhor Atriz, cantará Stand Up, do filme Harriet. Elton John soltará a voz ao som de (I’m Gonna) Love Me Again, de Rocketman, e Randy Newman representará Toy Story 4 com I Can’t Let You Throw Yourself Away. Chrissy Metz, por sua vez, fará uma performance de I’m Standing With You, de Superação: O Milagre da Fé.

A Academia confirmou ainda que Billie Eilish fará uma apresentação surpresa na premiação, e a Variety afirmou que o multi-instrumentista Questlove também fará uma aparição no palco. Kobe Bryant e sua filha, Gianna, que morreram em um acidente de helicóptero no final de janeiro, receberão um tributo durante o evento, provavelmente liderado por Janelle Monáe.

Mais uma vez, a Academia vem sendo criticada pela falta de diversidade entre os indicados ao Oscar 2020. A tag #OscasSoWhite chama a atenção para o fato de que existe apenas uma pessoa negra indicada nas categorias de atuação (Cynthia Erivo, que concorre a Melhor Atriz por seu papel no filme Harriet).

Aliás, esse assunto pode ser abordado ao vivo durante a premiação, já que Joaquin Phoenix, o favorito para levar o prêmio de Melhor Ator por Coringa, criticou o BAFTA durante seu discurso na semana passada justamente por esse mesmo problema. “Eu me sinto em conflito porque muitos outros atores, que também merecem, não possuem esse mesmo privilégio. Acho que nós passamos uma mensagem muito clara para pessoas de cor: que vocês não são bem-vindos aqui. Tenho vergonha de dizer que também sou parte do problema”, disse ele. Será que vai rolar algo parecido no Oscar?

A falta de mulheres na categoria Melhor Diretor também chamou a atenção e gerou revolta nas redes sociais, bem como o fato do filme sul-coreano Parasita estar concorrendo a Melhor Filme, mas nenhum de seus atores, que são asiáticos, terem sido indicados a nada.

Falando em Parasita, mesmo não ganhando destaque em algumas categorias, o filme fez história e se tornou o primeiro longa coreano a ter sido indicado tanto a Melhor Filme quanto a Melhor Filme em Língua Estrangeira. Bong Joon-ho foi também o quarto asiático a ter sido indicado a Melhor Diretor, e o primeiro coreano nomeado em toda a história da premiação.

Representando o Brasil, Democracia em Vertigem, de Petra Costa, pode levar a estatueta de Melhor Documentário. Mas quem lidera mesmo a lista é Coringa, com 11 indicações, incluindo as de Melhor Filme, Melhor Diretor (Todd Philips) e Melhor Ator para Joaquin Phoenix. Era Uma Vez… em Hollywood, 1917 e O Irlandês vêm logo atrás, cada um concorrendo em 10 categorias. A lista completa dos indicados pode ser vista aqui.

Se você é daquelas que curte analisar os looks das celebridades e acompanhar as entrevistas que acontecem antes do evento começar, se liga porque o tapete vermelho do Oscar será transmitido a partir das 20h (horário de Brasília) no canal E!. Às 20h30 começa a transmissão na TNT, onde poderemos acompanhar também toda a cerimônia, que começa oficialmente às 22h.

Na TV aberta, a Globo passará o evento ao vivo, mas não na íntegra. É que a emissora só transmite a cerimônia a partir das 23h, depois que o Fantástico acabar.

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Facebook Comments