Categorias
Saúde

Para emagrecer, melhor comer gordura ou carboidrato?

Dave Asprey, fundador do Bulletproof Coffee e autor do livro “The Bulletproof Diet”, empresário de tecnologia do Vale do Silício, nos Estados Unidos, desenvolveu uma dieta baseada 80% em gorduras saudáveis, e os outros 20% em proteínas de alta qualidade e vegetais orgânicos.

A lógica do cientista americano era orientada pela saciedade e pela diminuição das calorias ingeridas. O óleo de coco, um triglicérides de cadeia média (TCM) geraria maior saciedade por um longo período, ou seja, menos calorias para desenvolver as funções do dia a dia ou da atividade física. Pensando assim o Bulletproof Coffee foi desenvolvido.

De acordo com o nutricionista Raphael Parreira – @raphaelparreiranutri (CRN9 22974), ao invés de utilizar a gordura, deve-se atentar para o carboidrato como fonte primária de energia.

Ele ressaltou ainda que existem exceções, por exemplo as bebidas como estratégia de suplementação para algumas pessoas, principalmente os atletas. Quem pratica atividades de longa duração, como corredores, maratonistas e triatletas,  necessita de reposição de glicogênio muscular e de eletrólitos, que pode ser feita por meio de cápsulas de gel, de sais e de isotônicos.

O entrevistado ainda reforçou sua opinião quando disse que o alimento sólido deve ser a base de qualquer nutrição: fontes de carboidrato, proteína e fibras.

Comentários